Comissão da Verdade toma depoimentos sobre Heleny Guariba e Paulo de Tarso





A 21ª audiência da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva aconteceu nesta quinta-feira, 14/3, trazendo depoimentos sobre Heleny Telles Ferreira Guariba e Paulo de Tarso Celestino Silva, ambos desaparecidos em 12 de julho de 1971.
Nascida em 1941 em Bebedouro (SP), Heleny integrava a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Estudou teatro e lecionava teoria teatral na Escola de Artes Dramáticas (EAD). Recebeu bolsa de estudos para estudar na França, onde permaneceu com o marido, Ulisses Telles Guariba, até 1967. Ao voltar para o Brasil, foi contratada pela prefeitura de Santo André, tornando-se a diretora de teatro da cidade. A montagem que realizou com o grupo de Georges Dandin, de Molière, foi premiada, em 1968, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Em 1970 foi presa pela primeira vez, torturada na Oban, e transferida para o presídio Tiradentes, onde permaneceu por aproximadamente um ano. Em 1971 retornou às suas atividades profissionais, dando aulas de teatro. Depois de três meses foi novamente presa e dela não se teve mais notícia.
Paulo de Tarso nasceu em 1944 em Morrinhos (GO) e fazia parte da Ação Libertadora Nacional (ALN). Era advogado e fez pós-graduação na Sorbonne. Segundo documentos do Dops/SP, baseado em relatório da Aeronáutica, esteve em Cuba onde fez curso de guerrilha rural e urbana, entre julho de 1969 e janeiro de 1970. Retornou ao Brasil em março de 1971 e, em 24 de março do mesmo ano, foi julgado e condenado à revelia à pena de dois anos e seis meses de reclusão. Poucos meses depois foi preso e desapareceu.
O grupo de teatro Studio 184 dirigido por Dulce Muniz, com os atores Egle Monteiro, Leandro Lago, Beto Capeta e a própria Dulce Muniz, fez uma breve dramatização lembrando momentos da vida de Heleny. Em seguida, falaram sobre ela seu ex-marido, Ulysses Guariba, seu filho Chico Guariba, suas netas Candinha Guariba e Olívia Guariba e suas amigas Elsa Lobo e Dulce Muniz.
Filho de um general contrário à ditadura militar, Ulysses contou que inicialmente o envolvimento de Heleny com a militância política era apenas como um "sistema de apoio", tanto que hospedaram Lamarca por duas vezes em sua casa. Depois da primeira prisão, com o aprofundamento da relação com a militância, Heleny passou a atuar de forma mais consistente. Após sua derradeira prisão, Ulysses contou que envidaram todos os esforços para encontrá-la e só conseguiram ter poucas e esparsas informações mais recentemente.
Sua atuação na dramaturgia foi relatada por suas amigas, que contaram sobre seus projetos de montagens teatrais. Descreveram-na como "uma pessoa extremamente inteligente, íntegra e ética".
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações