Museu de Arte - Santo Moretti


Santo Moretti: exímio artista usa o desenho para registrar as lutas sociais do trabalhador
As obras de Santo Moretti são a demonstração sobretudo de uma grande capacidade pelo desenho que reforça o conteúdo dos temas escolhidos. É exatamente no traço que o artista manifesta a própria versatilidade onde se destaca a congenialidade do detalhe dos personagens que afluem em suas obras.
Com o seu pensamento, o artista invoca sempre algo de humano,seja ternura, alegria, dor ou um próprio passado. Não se trata de um jogo mas é algo que sente e exprime com liberdade.
Seus estados de alma, seus amores, suas feridas, todas as tristezas do povo bem como os vários problemas do mundo ele os representa com cenas, às vezes dolorosas, outras bem menos. Nota-se perfeitamente seu grande interesse pelos problemas sociais que afligem a nossa população e por tudo o que o homem realiza para preservar uma vida.
Artista completo, Santo Moretti constrói suas figuras com sobriedade e as enriquece de um monocromatismo denso transformando-as num corpo vivo, respirante, móvel, o todo sem alterar os ambientes, nem manipular os cenários.
O homem e suas mãos, o trabalho árduo e seu orgulho, o cansaço e a esperança da reconquista, constituem preocupações constantes do artista na valorização da ação humana .
Através da obra "Escavações em Serra Pelada", doada ao acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, podemos observar que Santo Moretti, sempre atento e disponível à participação nos acontecimentos e às lutas sociais, sente profundamente os eternos dramas humanos, participando ao desenrolar das ações do trabalhador com sua sensibilidade de homem consciente dos problemas hodiernos.
O Artista
Santo Moretti, pseudônimo artístico de Edgard Santo Moretti, nasceu em São Paulo tendo iniciado sua carreira ainda na adolescência, reproduzindo cartazes de bandas de rock, seu estilo musical preferido.
Formou-se em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e há mais de vinte anos atua como artista plástico no Brasil e no exterior. Além de sua atividade como artista é folclorista e professor de arte nas Oficinas Culturais de Barueri.
Em 1997 e 1999 coordenou a primeira e a segunda Bienal Nacional de Aquarela de Barueri, em 2001 foi consultor dos projetos de embelezamento urbano, uma iniciativa da Secretaria de Cultura Lazer e Criança daquela municipalidade.
Coordenou pedagogicamente o Projeto Educarte (2001 e 2002), as Oficinas de Arte (2002) e o Projeto Artestima (2000 a 2003), além de se responsabilizar pela Galeria Municipal de Artes de Barueri (2003 a 2005) e do acervo da Pinacoteca Municipal (2007 a 2012).
Expôs no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Memorial da America Latina, no MASP " Museu de Arte de São Paulo e em importantes galerias e centros culturais da Espanha, Itália, Austria, Inglaterra, Suiça e Argentina, e suas obras encontram-se em inúmeras coleções particulares e oficiais no exterior, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações