Comissão da Verdade retrata a situação de presas políticas na ditadura militar
03/04/2013 18:33 | Da Redação: Vera Boldrini Fotos: Márcia Yamamoto








A Comissão da Verdade paulista, em reunião coordenada pelo deputado João Paulo Rillo (PT), ouviu, na manhã de quarta-feira, 3/4, a autora do livro Luta, Substantivo Feminino, Marise Egger-Moellwald. O livro traz depoimentos de 45 mulheres brasileiras, presas políticas durante a ditadura militar, que foram torturadas e brutalizadas nos porões durante as décadas de 1970 e 1980.
Marise acredita que a sociedade tem direito de saber a verdade sobre as terríveis ocorrências daquele período, de forma a repudiar os procedimentos adotados pelos torturadores de então. As comissões e outros grupos que procuram a verdade a partir dos depoimentos dos que vivenciaram a época têm as ferramentas necessárias para tornar público o que ocorreu nesse período obscuro da história brasileira.
Buraco Quente
O que levou Marise a se integrar ao Partido Comunista Brasileiro em 1975, quando era estudante de Ciências Sociais na USP, foi a empatia que teve com a estratégia escolhida pelo partido para lutar pela sociedade democrática. Além disso, contribuiu o fato de ser filha de refugiados austríacos, vítimas da 2º Guerra Mundial, da qual conseguiram escapar rumo ao Brasil, motivo pelo qual mantinham em seu lar brasileiro absoluto silêncio sobre conflitos de qualquer natureza, conservando-se à margem de envolvimentos políticos. Não havia, portanto, oportunidade em sua família para esse tipo de debate.
Foi assim que Marise se aproximou dos moradores da favela do Buraco Quente, com quem passou a vivenciar uma realidade de carência e precariedade de qualidade de vida. Ali as pessoas ficavam expostas a um ambiente de omissão do poder vigente, onde o povo carecia de qualquer tipo de serviço público ou das facilidades da qual desfrutavam os mais bem aquinhoados da sociedade na época.
Militante e presa política
No período de sua atividade política, junto com as militantes do PCB, integrou-se a grupos da sociedade organizada, com quem discutia as carências da realidade corrente e falava sobre as vantagens das liberdades democráticas, que poderiam trazer a melhoria da qualidade de vida para aqueles com menor renda.
Presa em 23/10/1975, foi na guarda de uma das moradoras do Buraco Quente que deixou seus filhos - tal a confiança que lhe inspiravam - enquanto ficou detida no Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), órgão subordinado ao Exército. Sem entrar em detalhes sobre as torturas sofridas durante sua prisão, mencionou que as mulheres ali detidas eram sempre abusadas sexualmente.
A escritora confidenciou ter sido expulsa, em 1982, do PCB, uma vez que seus princípios não mais se coadunavam com os do partido.
Indagada pelos presentes sobre suas expectativas a partir de efeitos causados pelos depoimentos das vítimas da ditadura militar, Marise disse que espera um movimento de repúdio suficientemente grande para impedir que os acontecimentos narrados se repitam neste país.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações