Subcomissão ouve representantes da Secretaria da Agricultura
03/04/2013 18:24 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino





Os membros da subcomissão constituída pela Comissão de Atividades Econômicas ouviram na manhã desta quarta-feira, 3/4, o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho, e o coordenador de Defesa Agropecuária do Estado, Heinz Otto Hellwig, sobre a situação funcional de servidores da coordenadoria de Defesa Agropecuária.
Na reunião, o presidente da subcomissão, deputado José Bittencourt (PSD), bem como os outros membros presentes, deputados José Zico Prado (PT) e Reinaldo Alguz (PV), buscaram esclarecer os fatos que redundaram em punições para os funcionários de carreira daquela secretaria.
Em processo que se arrasta por vários anos e que teve desdobramentos nas esferas cível e criminal, os parlamentares ouviram os atuais representantes da secretaria sobre detalhes do trâmite dos processos durante as suas gestões na secretaria-adjunta e na coordenadoria, respectivamente.
Confrontado com declarações prestadas na subcomissão por Júlio Cesar Augusto Pompei, ex-coordenador, e outros servidores, Heinz Otto negou qualquer tipo de gestão para prejudicar os servidores e afirmou que, quanto a Julio Cesar, o mesmo o exonerou de cargo de chefia quando ele, Heinz, se recusou a utilizar verba disponível sem passar pelos trâmites burocráticos.
Alberto Macedo afirmou que de sua parte e dos secretários aos quais esteve subordinado não houve jamais gestão junto aos órgãos de sindicância para prejudicar qualquer servidor suspeito de atos contrários à administração. "Nós não prejulgamos ninguém e sempre foi garantida a ampla defesa", afirmou.
Apuração rigorosa
Os parlamentares devem agora elaborar um relatório que será apresentado à comissão para estabelecer os possíveis desdobramentos. Para Bittencourt é necessária uma apuração isenta e minuciosa e estabelecer se houve ou não perseguição política e se as punições impostas não excederam o razoável, já que muitos destes funcionários têm mais de 30 anos de atividade sem terem recebido qualquer reprimenda a não ser o objeto da atual investigação.
O deputado Zico destacou que há contradições nos depoimentos e que talvez uma acareação entre as partes fosse necessária, mas que os procedimentos a serem seguidos pela Comissão de Atividades Econômicas serão decididos pela totalidade de seus membros a partir do relatório que será elaborado pela subcomissão.
O eventual excesso nas punições e os reais motivos que levaram os servidores a expedirem ordens que agora estão sendo contestadas na Justiça devem ser apurados com rigor e isenção e é esta a contribuição que a subcomissão pode dar, na opinião de Reinaldo Alguz. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações