Museu da Escultura ao Ar livre - Jorge Bussab




Jorge Bussab: elementos estruturais criam formas expressivas bem determinadas
As esculturas de Jorge Bussab constituem a expressão típica do século XX, elas evocam sentimentos primitivos que não sentimos mais do mesmo modo que os homens da pré-história, mas que simbolizamos através de modernos animais míticos. Desta maneira representações esquemáticas nascem e possuem um efeito abstrato que, ao mesmo tempo, são formas.
Através do toque firme de arquiteto, o escultor cria inteiras figuras que são cuidadosamente construídas por meio de superfícies angulares. São seres imobilizados que constituem a fusão do ser humano, do animal e do ser inanimado.
Com efeito não é o movimento que conta para este artista, mas a imobilidade, não como um repouso mas como tensão, a tensão de uma vigilância em alerta. A forma de suas esculturas possui uma força de expressão que é determinada pelos elementos estruturais.
Se o poder criador de Jorge Bussab tivesse sido menor, o conteúdo intelectual de sua obra poderia tê-lo conduzido a uma espécie de surrealismo barroco. Na obra "Erectum" doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre, o artista o evitou através do paradoxo de uma metamorfose matemática que resultou completamente escultural.
O Artista
Jorge Bussab nasceu em São Paulo em 1927. Formou-se em economia e paralelamente desenvolveu trabalhos como ceramista, pintor, gravador e escultor. Estudou e trabalhou com Carlos Blank e Aldo Bonadei em pintura e com Francisco Silva Junior em desenho.
Sua primeira exposição data de 1965 na Galeria Brasileira de Arte, em São Paulo, seguindo-se entre outras: Galeria Azulão, SP (1970); Galeria de Arte Alberto Bonfiglioli, SP (1972, 1973, 1975); Galeria Astreia, SP (1974); Galeria Ângelus, Belém, PA; Casa da Cultura de Fortaleza, CE (1976); Galeria no Sobrado, SP; Museu de Belas Artes, Córdoba, Argentina (1977); Galeria Ars Artis, SP; Galeria de Arte Tamateti, SP (1979); Galeria Paulo Prado, SP (1980); Galeria da Casa do Brasil, Madrid, Espanha (1981 e 1985); Palácio da Magdalena, Santander, Espanha (1981); Lynn Kottler Galeries, Nova York, EUA; Museu da Casa Brasileira, SP (1982); Paço das Artes, SP (1983 e 1984); Museu de Arte Contemporânea de América, SP (1984); Tema Arte Contemporânea, SP; Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Portugal (1985); Centro Cultural Casper Líbero, SP (1987); Galeria Homs, SP (1992); Casa da Cultura de Santo Amaro (1994, 1995 e 2003); Galeria SESC do Ipiranga, SP (1994); Galeria A Ponte, SP (1998); Espaço Cultural Alto Global, SP e Espaço Cultural Sírio Libanês, SP (1999); Museu Brasileiro da Escultura, SP (2002 e 2006).
Participou de inúmeros salões nacionais e internacionais, como o Salão Paulista de Belas Artes, SP (1976, 1978, 1979); 2º Salão de Artes Visuais, Ministério da Educação, RJ; XLII Salão Paulista de Belas Artes, SP (1978); I Salão Nacional de Artes Plásticas de Poá, SP; XIV Salão de Maio, Sociedade Brasileira de Belas Artes, RJ; III Salão Nacional de Artes Plásticas, RJ; XLIII Salão Paulista de Belas Artes, SP (1979); First American International Arts Exhbition, Los Angeles, EUA (1981); La Jornadas Culturales Ibero Americanas, Santiago de Compostela, Espanha; Jornadas Culturales Brasilenas, Palácio de La Madraza, Córdoba, Espanha (1982); I Bienal Internacional de Arte Postal Portimão, Portugal (1987).
Recebeu inúmeros prêmios, e suas obras encontram-se em coleções particulares da Espanha, Portugal, Argentina, Estados Unidos e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Museu da Escultura ao Ar Livre.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações