Museu de Arte - Eduardo Petry


08/04/2013 14:00 | Emanuel von Lauenstein Massarani

Compartilhar:

Eduardo Petry<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita em exposição na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123429.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Obra Amarelo Esp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Eduardo Petry: pureza formal e continua descoberta entre volume, espaço e cor



A geometria pode representar um valido instrumento de trabalho e de conhecimento, para quem deseja apreciar plenamente e com profunda compreensão as obras realizadas na arte moderna.



Tanto a geometria quanto a arte encontram um forte e essencial ponto de contato na Prospectiva que nasce exatamente de exigências pictóricas e que permitem aproveitar, analisar e interpretar obras de arte de qualquer tempo.



Piet Mondrian afirmava com muita propriedade que: "A pintura deve ser inteiramente construída de elementos plásticos, vale dizer cores e áreas. Um elemento pictórico não possui qualquer outro significado além de si próprio e conseqüentemente a obra não possui outro significado além de si mesma"



Para alguns artistas como Eduardo Petry, a geometria na pintura serve para "ordenar" o instinto e transformar a pulsação pictórica numa forma lúcida e estável, que tem suas raízes num abstracionismo geométrico pictórico.



A obra desse pintor se caracteriza por uma grande pureza formal . Volume, peso e cor coincidem,a forma é uma massa plena e a cor faz corpo com o volume .Embora exista uma identificação entre a cor e o suporte ,suas criações são constituídas por uma composição de pintura e escultura juntas.



Em conseqüência , sua atividade é uma continua descoberta das relações entre volume, espaço e cor. A escultura propriamente dita , entretanto, não existe no sentido do modelado . Suas cores preferidas são o cinza, o vermelho, o azul, mas também o branco,o preto e o laranja.



Na obra "Amarelo Esp", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo , Eduardo Petry consegue sintetizar suas emoções através de importantes valores estéticos como a beleza, o equilíbrio e a harmonia .



O artista



Eduardo Petry nasceu em Erexim , Rio Grande do Sul , onde cursou a Faculdade de Belas Artes ,em saber que estava dando o primeiro passo para o mundo das artes



Depois de certo tempo , a paixão pela arte contemporânea fez com que o artista procurasse o Instituto Tomie Othake para conhecer mais sobre novas técnicas com o artista Paulo Pasta .Em sua trajetória , procurou sempre o aperfeiçoamento de suas técnicas participando de cursos como "Poéticas visuais na interação " no Museu de Arte Contemporânea da USP e no Museu Brasileiro da Escultura .



Participou de varias exposições coletivas e individuais no Espaço Cultural do Hospital das Clínicas, na Associação dos Magistrados de São Paulo AMATRA II ,no II Sal]ao de Arte do Clube Espéria (2004),

Casa da Fazenda da Academia Brasileira de Arte e Cultura, III Salão

De Arte do Clube Esperia , Espaço Paulista de Arte ( 2005) , Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Salão de Inverno de Mairipora,Associação dos Magistrados AMATRA II, Frans Café Voluntários , Espaco Paulista de Arte (2006), Sport Clube Pinheiros , Clube Paulistano , Mostra Casa Guarujá (2007),Galeria Marcelo Neves , Salao de Inverno de Mairiporã, Instituto Tomie Othake ,MUBE Museu Brasileiro da Escultura (2008), Galeria Marcelo Neves ,MUBE Museu Brasileiro da Escultura ,MAC Museu de Arte Contemporânea da USP, Salão de Arte Bunkio (2009), Espaço Cultural Mestico ,Espaço Cultural do Conjunto Nacional (2010) Museu de Arte do Parlamento de São Paulo (2013).



Foi premiado com menção honrosa (2004) e medalha de ouro (2005)no Clube Esperia , menção honrosa no Salão de Inverno de Mairiporã (2008) e medalha de prata do Salão do Bunkio . Possui obras em coleções particulares e oficiais na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos , Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo .

alesp