Museu de Arte - Yasuichi Kojima: reelaboração da imagem tradicional através de rico cromatismo


A arte não é um jogo, é um empenho sem cálculos. Yasuichi Kojima é, por esta razão, um artista autêntico. Emotiva e convincente, sua pintura é rica de cromatismo onde encontramos os motivos de uma imagem tradicional, também submetida a uma reelaboração quase total.
O resultado de suas prospecções, especialmente em relação à série de templos, é com muita propriedade originário da atmosfera de modernidade que o artista cria em suas recentes obras de temática religiosa. Em todas elas as tonalidades fantásticas se sobrepõem à racionalidade das rigorosas estruturas de sua composição.
Suas obras adquirem uma leveza evidente, onde as inflexões e as passagens parecem resumidas em linear síntese figurativa, afim de que as cores permitam uma leitura da arquitetura estrutural. A versátil fantasia do artista se afasta da preocupação de concessões e exigências externas do mercado, do modismo ou de imposições à livre expressão.
A exemplo da obra "Centro Histórico da Bahia", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, na série de suas obras atuais, Yasuichi Kojima estabelece uma relação imediata e viva com os observadores, suscitando num clima especial e envolvido por memórias longínquas, imagens que preencheram de luzes e de sonhos as festas interioranas de uma infância longínqua.
O Artista
Yasuichi Kojima, pseudônimo artístico Kojima, nascido no Japão em 24 de fevereiro de 1934, formado na Escola de Cerâmica Industrial de Tajimi-Gifu no Japão.
Em 1953 imigrou para o Brasil como técnica de cerâmica, trabalhou 5 anos em São Caetano, após transferiu-se para Mauá. Montou sua própria fábrica de porcelana que funciona até hoje. A seguir naturalizou-se brasileiro e estudou pintura com os artistas Manabu Mabe, Takaoka e Nakajima.
Participou das seguintes exposições: 10º Salão de Arte de São Bernardo do Campo (1967); 1º Salão de Arte Contemporânea de Santo André; 2º Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul; XVII Salão Paulista de Arte Moderna (1968); Salão Seibi de São Paulo (1969); Salão de Arte de Mauá, sendo Selecionado Mapa Cultural (2001); Salão da cidade de Mauá; 2º Salão de figurativo de Bunkyo de São Paulo (2002); 3º Salão de figurativo de Bunkyo de São Paulo (2003); Salão de Evento do Consulado Geral do Japão em São Paulo (2005); BITEM de Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa São Paulo (2006); 20º Salão de Arte Associação Comercial de São Paulo Distrito Pinheiros; Salão de evento do Consulado Geral do Japão em São Paulo; Grande Salão de Arte Bunkyo São Paulo (2007); Exposição coletiva no Teatro Municipal de Mauá; Exposição Coletivo no Shopping de Mogi das Cruzes; Casa Grande de Suzano Comemoração de 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil; Grande Exposição de Arte Bunkyo de São Paulo; 21º Salão de Arte de Associação Comercial de São Paulo Distrito Pinheiros (2008); Grande Exposição de Arte Bunkyo de São Paulo; Exposição individual no Museu Barão de Mauá; Exposição Primavera de Prefeitura Municipal de Poá; Exposição Figura e Primavera da Associação Paulista de Belas Artes de São Paulo; Salão de Arte de Poá como convidado (2009); 2º Exposição Nikkei Centro Cultural de Embu; Salão de Arte Visual de Vinhedo; Primavera Estação das Flores Prefeitura de Poá; Exposição Coletivo no Consulado Geral do Japão em São Paulo (2010); 28º Salão Nacional de Artes Plásticas de Embu das Artes = Premio Prata (2012); exposição individual no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo (2013).
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações