Vinda de ministro da Saúde à Assembleia é elogiada


18/04/2013 18:59 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Enio Tatto cumprimenta Alexandre Padilha<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123873.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), exaltou a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na audiência pública realizada nesta quinta-feira, 18/4. "O ministro mostrou o quanto a saúde avançou no país nos últimos dez anos e o quanto ainda precisamos melhorar para dar um tratamento digno a todos os brasileiros", disse.

Entre os avanços citados pelo ministro, lembra Enio Tatto, está o fato de o Brasil ser o único país do mundo com mais de 100 milhões de habitantes a garantir saúde pública universal e gratuita para a sua população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que em 2013 completa 25 anos de existência.

"Os números do SUS, conforme o ministro, são grandiosos. Por exemplo, 97% dos tratamentos quimioterápicos para o câncer e mais de 90% das vacinas são realizados pelo SUS. Além disso reduzimos pela metade as mortalidades infantil e materna e atingimos quatro anos antes as Metas do Milênio definidas pela ONU quanto à redução de registros de Aids, malária, hanseníase e tuberculose", observou.

Outro ponto destacado pelo 1º secretário foi apresentação do ministro Padilha do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS), que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. O Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47 e o Estado de São Paulo, 5,77, numa pontuação que vai de 0 a 10.



eniotatto@al.sp.gov.br

alesp