Reunião pública contra veto do governador a projeto psicopedagógico





Foi realizada nesta quinta-feira, 18/4, reunião pública contra o veto do governador ao PL 442/07, de autoria de Ana do Carmo (PT), que dispõe sobre a implantação nos quadros funcionais das escolas estaduais de um psicólogo e de um assistente social, visando atender educandos e educadores.
Ana do Carmo, após agradecer ao público presente, lamentou o veto de Geraldo Alckmin a seu projeto, aprovado por unanimidade na Assembleia. Afirmou que a educação está atrasada, abandonada e sem condições de receber os jovens. "Colocar psicólogos e assistentes sociais é o mínimo que o governador pode fazer pela Educação, diante da necessidade atual", disse a parlamentar após reforçar o desejo de juntar forças para a mudança.
Palavra de profissional
Rogério Giannini, presidente do Sindicato de Psicólogos de São Paulo, chamou atenção para políticos que, em seus discursos, afirmam que a educação é prioridade, mas que em suas ações a ignoram. Lembrou os anos de repressão política, quando teve início o debate sobre o funcionamento e o papel da escola, cujas ações ficaram na teoria.
Assistente social da Prefeitura de Guarulhos e membro da base do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo, Greyce Neves falou dos déficits e dos problemas que ocorrem com a falta dos profissionais do serviço social e da psicologia no âmbito educacional. Entre os principais problemas que a integrante da mesa observou nos jovens em seu trabalho como AS de crianças e adolescentes vítimas de violência, disse que os alunos que praticam algum tipo de violência reproduzem os atos como uma realidade que lhes é exposta.
Luiz Fernando Saraiva, conselheiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, contou que os municípios vêm contratando profissionais das áreas pautadas, pois entendem a necessidade real que existe. Contra-argumentou todas as justificativas para o veto. "O governador parece não entender a atribuição da psicologia na educação. Somos parceiros dos professores. Temos que congregar forças", finalizou o psicólogo.
Muna Zeyn, chefe de gabinete e representante da deputada federal Luiza Erundina (PSB), contou que a ex-prefeita de São Paulo apoia a causa e reforçou a importância da luta para que o projeto torne-se lei. "São vários os sinais de conflitos e violências que um aluno dá ao educador. Nada melhor que esses detalhes sejam atendidos por uma equipe interdisciplinar."
Visando justificar a atuação dos psicólogos e assistentes sociais na rede de escolas estaduais, George Barbosa, pedagogo, psicólogo, pesquisador e membro da Sociedade Brasileira de Resiliência, leu carta trocada oficialmente com Geraldo Alckimin. Entre as justificativas usadas, o professor afirmou que os objetivos da propositura colaboram na consolidação da adesão escolar, abordagem de temas da superação, o ensino de habilidades para a vida e a gestão de conflitos, entre outros. Roseli Caldas, membro e tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, dissertou sobre os alcances do projeto e ressaltou as doenças psicológicas que estão surgindo nas salas de aula.
Keiko Ota, deputada federal por São Paulo, demonstrou aprovação ao PL e destacou casos polêmicos que aconteceram recentemente na sociedade e que podem ser justificados pela falta de apoio psicológico que existe nas escolas de todo Brasil.
Ao final da reunião, foi aberto ao público questionar e debater os caminhos educacionais. Estiveram presentes no público representantes de políticos estaduais, professores, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e militantes de causas psicopedagógicas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações