Audiência revela cotidiano de trabalhadores dos Correios


22/04/2013 11:54 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi (esq.) e participantes da audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg123994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Assaltos, agressões físicas e psicológicas, descaso e criminalização. Esse cotidiano de inúmeros trabalhadores dos Correios foi revelado em audiência organizada por Carlos Giannazi (PSOL) e sindicalistas, em 18/4, na Assembleia Legislativa. Participaram da reunião, dirigentes sindicais da capital e interior do Estado, o representante da Secretaria da Segurança Pública, Carlos Alberto Estracine, o representante da Diretoria Regional dos Correios na capital, Eugênio Valentim, e o deputado Alcides Amazonas (PCdoB).

Os carteiros denunciaram que a empresa não dá suporte à altura após ocorrência na qual eles sejam vítimas de assalto e tenham as encomendas roubadas. Inúmeros relatos dão conta de que são duplamente humilhados quando, após agredidos pelos ladrões ou jurados de morte, vão à delegacia prestar queixa e registrar o boletim de ocorrência e são tidos como cúmplices ou suspeitos na ação, muitos perdendo a primariedade e sendo presos temporariamente.

Após ouvir os relatos dos trabalhadores e a posição da empresa e do governo, Giannazi disse que enviará as notas taquigráficas como um dossiê para a presidência dos Correios, para o secretário de Segurança Pública, para o governador e à presidência da República. Além disso, acionará o Ministério Público do Trabalho e fará pronunciamentos na tribuna da Assembleia Legislativa cobrando a solução do problema.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp