Parlamentar cobra soluções para impasse de áreas verdes na zona oeste


24/04/2013 15:14 | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino

Compartilhar:

Teixeira e Marcolino (nas extremidades): soluções para Vila Leopoldina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124094.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário municipal do Verde e Meio ambiente, Ricardo Teixeira, em 12/4, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) discutiu soluções para o impasse que gira em torno do parque Orlando Villas-Bôas e da ex-usina de compostagem localizados na Vila Leopoldina, zona oeste da capital.

Em relação ao parque, que, segundo consta, foi construído em área pertencente à Sabesp, o secretário apontou o alto valor cobrado pela empresa estatal para a cessão do terreno à prefeitura e os custos elevados na gestão do equipamento. "A solução seria transformar o parque em área verde estadual a fim de retirar da prefeitura a responsabilidade de gestão do parque", propôs Teixeira.

Quanto à área da ex-usina, contaminada e interditada para o uso, o secretário disse que já tomou conhecimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2005 pela prefeitura e pelo Ministério Público para a transformação do espaço em área verde municipal, mas que ainda precisa se inteirar melhor do assunto. Ele se comprometeu em levar o processo adiante.

Marcolino informou que o terreno da ex-usina faz parte do passivo ambiental do município e precisa passar por processo de remediação (descontaminação) para que sua transformação em área verde seja viabilizada. "Diferentemente da área pertencente à Sabesp, que depende também do governo estadual, a remediação do terreno da ex-usina depende exclusivamente da prefeitura", disse o deputado.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp