Assembleia homenageia representantes do Conselho Estadual da Condição Feminina
29/04/2013 22:13 | Da Redação Luciana Podiesi Fotos: Vera Massaro





Por solicitação da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 29/4, sessão solene em comemoração aos 30 anos do Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF). O evento, organizado pelo Conselho da Mulher de Sorocaba, contou com a presença da atual presidente do conselho, Rosmary Corrêa, da secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, da deputada Leci Brandão (PCdoB) e da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Denise Motta Dau, que representou o prefeito da capital Fernando Haddad.
Na oportunidade, Maria Lúcia prestou homenagem póstuma à ex-presidente da entidade, Zuleika Alambert, que esteve à frente do conselho de 1986 a 1987. Falecida em dezembro passado, Zuleika Alambert costumava dizer: "A gente tem que se mexer para compreender que a luta é de todos. As mulheres devem fazer parte, e não estar à parte". As ex-presidentes da CECF presentes ao evento receberam placas comemorativas e buquês de flores.
Emocionada, a deputada Maria Lúcia agradeceu a presença das conselheiras, das autoridades e fez um breve relato sobre a importância do conselho para o Estado e as mulheres paulistas.
A deputada Leci Brandão lembrou que a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina foi determinante para o reconhecimento da diversidade social no Estado. Para a parlamentar do PCdoB, os motivos que deram início à instalação desse órgão representativo ainda são atuais.
O conselho
O Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo é um órgão institucional que tem como objetivo fazer a ligação entre a sociedade civil e o governo de Estado nas políticas públicas destinadas às mulheres. Constituído por 32 conselheiras, sendo 21 representantes da sociedade civil e 11 do governo do Estado, o CECF renova-se a cada quatro anos. Foi criado em abril de 1983, pelo então governador André Franco Montoro. Conforme ressaltou a atual presidente do órgão, "cada vez mais o conselho tem se colocado presente no contexto da sociedade".
O CECF tem como prerrogativas formular diretrizes, estimular e promover, em todos os níveis da administração direta e indireta, atividades que combatam a discriminação contra a mulher, respaldando a integração feminina na vida socioeconômica e político-cultural. O conselho também desenvolve estudos e pesquisas sobre o tema, organiza encontros e participa de eventos nacionais e internacionais, como a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres e a Conferência Mundial da Mulher.
Procuradoria Especial da Mulher
A cada eleição a sociedade debate a importância do papel da mulher na vida pública do país. Infelizmente, seja por preconceito ou por pouco interesse, o número de parlamentares ainda é bastante reduzido, mas as representantes das mulheres nos parlamentos têm aproximando a sociedade dos parlamentos através da ampliação de debates com temas de interesse social.
Entre esses temas, um que tem merecido destaque na imprensa é o combate à violência contra a mulher. Nesse sentido, a deputada Telma de Souza (PT) apresentou o Projeto de Resolução 28/2011, que trata da criação da Procuradoria Especial da Mulher. Um órgão independente, formado por procuradoras deputadas que contam com o suporte técnico da estrutura da Assembleia e não é vinculado à Procuradoria da Assembleia.
A Procuradoria Especial da Mulher é constituída de uma procuradora especial da mulher, que é a deputada Telma de Souza (PT), e por três procuradoras adjuntas, que são as deputadas Analice Fernandes (PSDB), Regina Gonçalves (PV) e Rita Passos (PSD), que foram nomeadas pelo então presidente da Assembleia deputado Barros Munhoz, em 20/3/2012. Tanto a procuradora especial como as procuradoras adjuntas são nomeadas a cada dois anos, no início da legislatura.
Em sua justificativa sobre a proposta, Telma de Souza enfatizou que o apoio da Assembleia para a criação e implementação de políticas para as mulheres é de suma importância para a sociedade. Entre as atividades da Procuradoria Especial está promover debates, palestras, seminários e audiências públicas com objetivo de melhor informação, formação e intercâmbio entre as mulheres e a Política por meio da Assembleia Legislativa. Além de representar e defender as mulheres paulistas no tocante às denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas do governo estadual que visem à igualdade de gênero, o conselho coopera com organismos municipais, nacionais e internacionais e promove estudos sobre a questão da violência e discriminação contra a mulher.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações