Lançada frente de acompanhamento da pré-jornada mundial da juventude

Espera-se que 2,5 milhões de jovens participem da edição 2013
30/04/2013 19:24 | Da Redação: Joel Melo Foto: Dulce Akemi

Compartilhar:

Lucas Augusto Pereira e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coordenador da Frente, Ed Thomas e autoridades presentes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lucas Augusto Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124376.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Acompanhamento da Pré-Jornada mundial da Juventude<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124377.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Afonso Lobato, Ed Thomas e bispo Dom Tarcísio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2013/fg124378.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lançada nesta terça-feira, 30/4, a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Pré-Jornada Mundial da Juventude tem como preocupação ajudar os governos estadual e municipal a gerar políticas públicas visando oferecer condições para que a Semana Missionária " dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude ", aconteça com tranquilidade em todas as partes do Estado de São Paulo.

Criada pelo Papa João Paulo 2º, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o grande encontro global de toda a juventude da igreja católica com o papa. A primeira edição aconteceu em Roma, em 1986. A segunda, em Buenos Aires, em 1987, e, desde então, o encontro acontece a cada dois anos em um país diferente. Em 2011, aconteceu em Madri e, em 2013, de 23 a 28/7, será no Rio de Janeiro. A jornada apresenta aspectos religiosos, sociais, culturais, humanitários e econômicos e sempre leva para as cidades sedes, uma média de 2 milhões de pessoas. Para o encontro do Rio, espera-se 2,5 milhões de jovens.

Recepcionar bem

A convite da frente, um peregrino da edição de Madri, o jovem Lucas Augusto Pereira, de 19 anos, fez um relato de sua experiência como participante da Semana. Apesar de ter sido sua primeira viagem internacional, Lucas, com apenas 17 anos de idade, fez questão de conhecer outras cidades espanholas e passou por alguns contratempos, como ter ficado com insolação, e ter se perdido em Valência. Lucas disse que apesar disso, o saldo foi muito positivo, a começar pela recepção que teve. O jovem católico espera que o brasileiro, tradicionalmente um bom anfitrião, saiba recepcionar os jovens adolescentes católicos.

A Semana Missionária irá trazer, segundo dados da organização, 200 mil jovens a São Paulo que irão conhecer a fé, a cultura e a história de nosso povo. Será um momento único para a cidade mostrar que pode acolher com educação e fraternidade. O que o jovem levará para seu país, será a lembrança daquilo que viveu nesses dias de convivência com o povo brasileiro.

O coordenador da Frente, deputado Ed Thomas (PSB), disse que o lado político da Semana Missionária é muito importante, por se tratar de jovens, por acontecer um ano antes da Copa do Mundo e porque vai trazer um número de pessoas muito superior ao que se espera no evento da Fifa.

Participaram do lançamento os deputados Marco Aurélio (PT) e Afonso Lobato (PV), e o bispo Dom Tarcísio.

alesp