Metroviários e eletricitários reivindicam valorização da categoria
10/05/2013 20:42 | Da Redação: Beth Avelar Fotos: Márcia Yamamoto






Reuniram-se nesta quinta-feira, 9/5, no plenário José Bonifácio, representantes dos setores metroviário, eletricitário e de saneamento e de centrais sindicais para denunciar o sucateamento dos serviços prestados à população em decorrência das privatizações e das terceirizações, e para estabelecer uma pauta de reivindicações de valorização dos servidores e do patrimônio público.
Promovido pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Alcides Amazonas (PCdoB), a mesa dos trabalhos contou com a presença de Olimpio Gomes (PDT), José Zico Prado (PT), além de Eduardo Annunciato (Chicão), da Fenatema (Federação Nacional dos Trabalhadores de Energia, Água e Meio Ambiente); Altino, do Sindicato dos Metroviários; Renê, do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo); Canuto, do Sindicato dos Eletricitários e Paulo Pazin da Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários).
Luta pelo patrimônio público
Olimpio Gomes afirmou que o governo do Estado vem tratando os prestadores de serviços públicos como inimigos. "Os salários são aviltantes, as carreiras estão estagnadas e há uma política de terceirização a qualquer custo." Gomes declarou seu compromisso com a luta dos trabalhadores, que, segundo ele, é uma luta em defesa da sociedade.
"Que desta reunião saia um grupo composto de deputados e representantes de entidades em defesa do patrimônio público. Há um projeto de desmonte do Estado; vamos pôr um basta nisso", disse José Zico Prado.
O representante do Sindicato dos Metroviários declarou que empresa privada só pensa em lucro, que a lógica é acelerar as obras, mesmo com redução da segurança. Segundo ele, a categoria está em campanha salarial e pode entrar em greve brevemente. O presidente do Sintaema, Renê, falou da privatização dos parques da Cantareira, Jaraguá e de Campos do Jordão. Sugeriu a criação de uma frente de luta pelos serviços essenciais. Com relação à segurança, disse que trabalhadores morrem com frequência nas valas, "enquanto acionistas ganham cada vez mais". Canuto, do Sindicato dos Eletricitários, afirmou que o setor energético de São Paulo foi sucateado e todas as cinco empresas da área foram privatizadas. Para ele, um exemplo da situação a que se chegou no caso dos transportes é que atualmente às 18h ninguém consegue entrar num metrô.
PPPs
O representante da Fenametro, Paulo Pazin, disse que hoje se discute muito a mobilidade urbana, mas as soluções são propostas por lobistas da iniciativa privada, que "querem transformar o transporte em fonte de lucro". Ainda criticou as Parcerias Público Privadas (PPP), que, para ele, nada mais são do que privatizações. Chicão, da Fenatema, concordando com Pazin, acrescentou que as PPPs são até piores do que as privatizações, pois o retorno financeiro às empresas privadas é garantido, e se houver algum revés nesta questão o governo tem de cobrir os prejuízos dos investidores. Chicão sugeriu a criação de um comando estadual em defesa dos serviços públicos e contra a privatização.
O deputado Giannazi declarou que pretende encaminhar proposta de criação de uma comissão de deputados para convocar os responsáveis pelas estatais dos setores citados para depor nas comissões permanentes a respeito das denúncias e reivindicações dos servidores das categorias. Estiveram presentes ao evento professores da rede estadual de ensino e servidores públicos de diversas áreas.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações