Projeto do Executivo concede gestão de parques estaduais
13/05/2013 21:33 | Da Redação


O Executivo apresentou na Assembleia Legislativa, no último dia 30/4, o Projeto de Lei 249/2013, que concede o uso remunerado, pelo prazo de até 30 anos, dos parques estaduais de Campos do Jordão, Cantareira e Jaraguá. A concessão é considerada pelo governo do Estado a melhor opção da administração para áreas de preservação permanente.
As áreas que se pretende conceder são unidades de proteção integral, intituladas parques estaduais, que têm por objetivo básico a preservação da natureza, admitindo-se apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, por meio de atividades educacionais, científicas e recreativas.
Na justificativa do PL 249/2013, afirma-se que "já existem exemplos no Brasil e no mundo que mostram que essa parceria consegue trazer bons frutos no que se refere à manutenção da diversidade natural com a preservação de amostras significativas de diversas formações ecológicas, bem como da fauna silvestre".
As unidades de proteção integral cujo uso se pretende conceder são o Parque Estadual de Campos do Jordão, regionalmente conhecido como Horto Florestal; e os parques estaduais da Cantareira e do Jaraguá. Também serão concedidas a Estação Experimental de Itirapina, naquele município, e a Floresta Estadual de Cajuru, localizada em Altinópolis.
A outorga deverá ser precedida de oitiva do Conselho Estadual do Meio Ambiente, segundo o artigo 2º do PL 249/2013. A concessão ainda deverá obedecer alguns requisitos, como a existência de Plano de Manejo da Unidade de Conservação da Natureza, aprovação da concessão pelo órgão Gestor da Unidade de Conservação da Natureza e atendimento de todos os requisitos previstos na legislação que rege o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
O projeto chegou à Assembleia Legislativa com pedido de tramitação em caráter de urgência, e deverá ser analisado pelas comissões temáticas atinentes. A seguir, deverá ser votado em Plenário. A íntegra do PL 249/2013 pode ser consultada no Portal da Assembleia Legislativa " www.al.sp.gov.br " no link Projetos.
Áreas a serem concedidas
O Parque Estadual de Campos do Jordão, conhecido como Horto Florestal, foi criado em 1941, e possui área de 8.341 hectares, ocupando um terço do município. Abriga importante remanescente da Mata Atlântica e uma fauna riquíssima, com animais ameaçados de extinção. Com grande potencial turístico, necessita de grandes investimentos para reforma e manutenção das estruturas destinadas ao uso público, gestão, fiscalização e proteção da UC, especialmente no combate a incêndios.
Criado em 1963, o Parque Estadual da Cantareira, tem área de 7.900 hectares distribuída em quatro municípios, entre eles a cidade de São Paulo. O parque é uma das maiores florestas urbanas nativas do mundo, e foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela Unesco em 1994. Seu potencial atrativo é imenso, pois suas trilhas recebem grande número de visitantes, atraídos principalmente pelo mirante, que permite vista panorâmica da cidade de São Paulo.
O Parque Estadual do Jaraguá, estabelecido em 1961, abriga um dos últimos remanescentes de mata atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Localizado na região noroeste da capital, seu principal atrativo é uma montanha de 1.135 m de altitude, que permite visão panorâmica da cidade. Necessita de grandes investimentos, tanto para reforma das instalações existentes, como para implementação de novas, bem como investimentos em novos equipamentos e em fiscalização.
O projeto ainda pretende conceder o uso remunerado de duas áreas de manejo que a se encontram sob gestão do Instituto Florestal: a Estação Experimental de Itirapina e a Floresta de Cajuru. De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, ambas as áreas, localizadas no interior do Estado de São Paulo, têm situação considerada preocupante.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações