Dia da Defensoria Pública é lembrado na Assembleia Legislativa
27/05/2013 18:28 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro








Sessão solene na manhã desta segunda-feira, 27/5, solicitada pelo deputado José Bittencourt (PSD), marcou a data em que se comemora o Dia da Defensoria Pública.
Criada para prestação de assistência jurídica gratuita e integral a pessoas que não tenham condições financeiras de pagar por esse serviço, atua em casos da Justiça Estadual.
A Defensoria atende pessoas que possuam renda familiar de até três salários mínimos. Casos excepcionais são avaliados no atendimento presencial pelo Defensor Público.
A instituição pode entrar com ações na Justiça para defesa de direitos; atuar em processos em andamento; defender os direitos de pessoas que estão sendo processadas e promover acordos e conciliações entre pessoas em conflito para evitar processo na Justiça.
Ela atua na área cível; de tutela coletiva; criminal; da infância e juventude e de execução criminal.
A Defensoria foi criada pelo Projeto de Lei Complementar 988/2006 e o seu dia pela Lei 14780/2012 de autoria do deputado José Bittencourt.
Destacando a importância desse órgão estadual, o parlamentar afirmou que embora a criação no Estado tenha sido tardia, hoje ele executa um papel de relevante importância, garantido o direito constitucional de acesso à Justiça a todos, independentemente de seus recursos financeiros.
Com destaque para a garantia de direitos, vários oradores ocuparam a tribuna, entre eles Rafael Moraes Português de Souza, presidente da Associação Paulista dos Defensores Públicos, que ressaltou a necessidade de a Defensoria Pública estar presente em todas as Comarcas do Estado.
Participaram da mesa dos trabalhos, além dos já citados, Luciana Zaffalon, ouvidora-geral da Defensoria Pública; Davi Eduardo Define Filho, representando a defensora pública-geral, Daniela Sollberger Cembranelli; Felipe Locke Cavalcanti, presidente da Associação Paulista do Ministério Público; e Otávio Augusto de Almeida Toledo, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações