Comissão da Verdade e associação de juízes alemães assinam protocolo
29/05/2013 17:34 | Da Redação texto: Monica Ferrero - Foto: José Antonio Teixeira



Foi assinado, na noite de 28/5, pela Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva e pela Nova Associação de Juízes da Alemanha (Neue Richtervereinigung " NRV) o protocolo de intenções em prol da promoção dos Direitos Humanos. Pelo lado brasileiro, assinaram o documento os deputados Adriano Diogo e João Paulo Rillo, ambos do PT, e da Comissão da Verdade; pela NRV, o porta-voza, o conselheiro Werner Kannenberg e, como testemunha, o ministro do Tribunal Federal do Trabalho de Erfurt, Bertram Zwanziger.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Samuel Moreira, recepcionou a comitiva da NRV, que estava acompanhada pela advogada Jacy Raduan. O presidente, ao saber que a comitiva havia visitado o Presídio de Pinheiros e a Penitenciária Feminina de Santana, reconheceu que a situação da segurança pública no Brasil é uma prioridade, assim como o respeito aos direitos humanos dos presos.
São 50 mil homicídios por ano no país e, em São Paulo, que tem 20% da população, abriga 40% dos presos, cuja situação carcerária pode melhorar, disse o presidente. Moreira destacou ainda o avanço do crack como um desafio a ser vencido e defendeu a realização de uma reforma judiciária no Brasil.
Resgate do passado
Adriano Diogo e o coordenador da Comissão da Verdade, Ivan Seixas, com auxílio de procuradores da Assembleia, explicaram à comitiva da NRV sobre o funcionamento e competências das comissões da verdade, tanto nacional como estadual.
Diogo lembrou que, nos 21 anos de ditadura militar, cerca de 70 mil pessoas foram presas e 540 assassinadas, sendo que a maioria destas é considerada desaparecida. Há entendimento do Ministério Público de que esses desaparecidos estão ainda sequestrados, portando o crime não prescreveu. Mas decisão do STF, ainda passível de recurso, considera que a lei da anistia está contemplada pela Constituição de 1988, portanto não é possível falar em punição de torturadores.
Ainda segundo Diogo, todo um sistema jurídico foi montado para justificar a ditadura, e houve participação da sociedade civil, incluindo apoio institucional e financeiro de multinacionais como a Volkswagen e General Motors, que se beneficiaram inclusive economicamente, o que é um capítulo ainda oculto da história. Outro problema é o "Estado oculto, militar, secreto, que não abre mão de seus segredos mais profundos. A democracia atingiu o governo, mas não o Estado", falou.
A ditadura brasileira manteve aparência de legalidade, envolvendo os três Poderes, afirmou Ivan Seixas. Há entendimento do Ministério Público de que esses desaparecidos estão ainda sequestrados, portando o crime não prescreveu. A principal tarefa das comissões da verdade, informou Seixas, é registrar a história a partir dos depoimentos das vítimas, o que não havia sido feito ainda.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações