Bloqueio de ligações de telemarketing é lei
Em 2009 a Assembleia Legislativa aprovou a lei 13.226, de iniciativa do Jorge Caruso (PMDB), que criou o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing.
A lei tem por objetivo impedir que as empresas de telemarketing, ou estabelecimentos que se utilizem deste serviço, efetuem ligações telefônicas não autorizadas para os usuários nele inscritos, para usuários do sistema fixo e móvel de telefonia do Estado de São Paulo.
"O chamado telemarketing abusou das ligações indesejadas, sem que houvesse interesse do consumidor em receber ligações comerciais. As mensagens com ofertas de produtos e serviços virou moda, atingindo não só os telefones fixos como também os móveis" disse o autor da lei deputado Jorge Caruso.
Trata-se de um cadastro de cunho facultativo, onde o usuário que não deseja ser abordado se inscreve, para que não seja importunado. "As empresas devem ter conhecimento das pessoas que não gostam de receber esse tipo de telefonema. Dessa forma poderão gerenciar melhor o encaminhamento de ligações com propagandas para aqueles que não se opõem ao serviço de telemarketing" justificou o deputado.
A Fundação Procon-SP disponibiliza em seu site, www.procon.sp.gov.br, um acesso para que as pessoas cadastrem os números de telefones fixos ou móveis que estiverem em seu nome para que não recebam mais ligações oferecendo produtos ou serviços.
jcaruso@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Nota de pesar - Clodoaldo Pelizzoni
- Dentistas e médicos denunciam desmonte da saúde e cobram piso salarial nacional
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Nota de pesar: ex-deputada Beatriz Pardi
- Decisão judicial sobre caso Henry Borel é destaque da 74ª Sessão Ordinária
- Deputado propõe programa que conecta jovens e idosos para inclusão digital no Estado de São Paulo
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações