Parecer ao PL do Alto Juquery será rediscutido na Assembleia
04/06/2013 20:49 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Márcia Yamamoto





Na reunião desta quarta-feira, 4/6, da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Célia Leão (PSDB), responsável por elaborar o parecer ao PL 272/2010, que dispõe sobre os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquery, disse que por se tratar de uma área enorme que abrange vários municípios, com diversos conflitos a serem dirimidos, o projeto precisa ser mais debatido, antes que ela possa apresentar o parecer para apreciação da comissão. Apesar de terem sido realizadas duas audiências sobre o assunto, uma em Mairiporã, em 26/10/2011, e outra na Assembleia Legislativa, em 29/11/2011, o deputado Marcos Martins (PT) informou que apresentará requerimento solicitando uma nova audiência pública na região, para facilitar o debate entre todos os envolvidos.
O presidente da comissão, deputado Beto Trícoli (PV) informou que não houve ainda consenso entre as prefeituras, legisladores municipais e lideranças da sociedade civil sobre as alterações necessárias no PL 272/2010. A preocupação, disse, é não repetir erros que foram cometidos nas leis específicas das represas Billings e Guarapiranga, que estabeleceram itens que se mostraram de difícil execução. "A área é parte do cinturão verde da reserva da biosfera metropolitana de São Paulo. No local já havia, antes do parque, ocupação humana pré-existente até ao alagamento que formou a represa Paiva Castro. Assim, o adiamento proposto é uma ganho de qualidade do relatório final", disse Trícoli. "Não se trata apenas da questão fundiária, pois a área é de extrema relevância de preservação ambiental", finalizou.
Segundo o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Programa da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Amauri Pollachi, está havendo um entendimento sobre o PL com participação da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria da Habitação para buscar entendimento sobre as propostas de alteração no PL 272/2010, e afirmou que a análise tem entrega prevista até o próximo dia 14/6.
A seguir, as mudanças propostas serão apresentadas para análise da sociedade civil e das prefeituras de Caieiras, Mairiporã, Cajamar, Franco da Rocha e Nazaré Paulista, cujos territórios são abrangidos pela área do Alto Juquery, afirmou Pollachi. Também estavam presentes Cláudia Regina da Silva, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e os vereadores de Mairiporã Edio de Oliveira Sousa, Rafael Tadeu Martin e Walid Ali Hamid.
Qualidade do ar
Foi aprovado o substitutivo proposto pela Comissão de Constituição e Justiça ao parecer favorável dado ao PL 204/2011, do deputado Luiz Moura (PT). A proposta cria na Cetesb a aferição diária da qualidade do ar dentro das composições da CPTM e nas estações subterrâneas do Metrô. Também foi acolhido o parecer do PL 778/2012, de Rodrigo Moraes (PSC), que obriga que conste nos rótulos das garrafas pet a inscrição sugerindo o descarte apropriado da embalagem.
Em deliberação conclusiva, foi aprovado na forma da emenda o Projeto de Lei 443/2012, de André do Prado (PR) que acrescenta ao Parque Estadual do Belém, na capital, o patronímico de Manoel Pitta. Segundo o deputado, o homenageado era "pessoa absolutamente integrada à sociedade do bairro do Belém, sendo muito conhecido por suas atividades em prol da inclusão social e urbana".
A deputada Ana do Carmo (PT) indagou sobre a realização da audiência pública que requereu, junto ao deputado Marco Aurélio, para debater o projeto de ampliação do Porto de São Sebastião. O presidente Trícoli informou que se pretende realizar a reunião até o fim deste mês de junho, e depende da conciliação de agendas dos expositores e da preparação dos materiais. O local para a audiência já está definido: será no Teatro Municipal daquela cidade.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações