Frente Parlamentar em Apoio à Exploração do Gás Natural é lançada na Assembleia
11/06/2013 17:58 | Da Redação - Foto: Roberto Navarro







Reunidos no auditório Franco Montoro nesta terça-feira, 11/6, parlamentares e representantes de todos os elos da cadeia produtiva da produção, distribuição e consumo do gás natural participaram do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo.
Coordenada pelo deputado Orlando Morando (PSDB), a frente abriu espaço para que representantes dos diversos setores e do governo estadual pudessem expressar como veem o setor e suas perspectivas para o futuro.
O deputado Samuel Moreira, presidente do Legislativo paulista, destacou a importância do setor para a economia e sua necessária expansão. Morando chamou a atenção para um ponto que foi consenso entre os participantes do evento: o gás natural é o combustível que pode fazer a transição entre os combustíveis fósseis e outras formas renováveis de energia.
José Anibal, deputado federal pelo PSDB/SP, e secretário de Energia licenciado, parabenizou o deputado Morando pela iniciativa e a todos os parlamentares que participam e apoiam a frente. Afirmou que ela terá um grande trabalho para vencer os desafios para a expansão do uso do gás natural e que é necessário incentivar a produção de energia a partir de fontes renováveis, como os subprodutos da cana-de-açúcar, o bagaço e a vinhaça. Anibal destacou que São Paulo poderá ter em 2020, 69% da geração de sua energia através de fontes renováveis.
O também deputado federal por São Paulo, Arnaldo Jardim (PPS) elogiou a criação da frente e associou-se à manifestação dos demais participantes na busca de mecanismos que possam ajudar na expansão do uso do gás no Estado. Jardim colocou a frente parlamentar de Brasília à disposição para realizar um trabalho conjunto com os parlamentares do Legislativo estadual paulista.
Desoneração
Os vários representantes das concessionárias que operam no Estado foram unânimes em afirmar ser necessário buscar a redução da carga tributária para que possa ser reduzido o impacto no custo da produção e possa haver expansão do consumo não só residencial como industrial.
Outro ponto que foi abordado é a necessidade de o Estado de São Paulo ficar com parte da receita oriunda da alíquota de 12% do ICMS que incide sobre o gás que é importado da Bolívia e é recolhido na totalidade pelo Estado do Mato Grosso do Sul.
A expansão do uso do GNV pelos veículos foi outra frente de ação que deveria ser, na opinião dos representantes das distribuidoras, prioridade da frente. Foram sugeridos o desconto no IPVA dos carros que utilizam o gás como combustível e o uso destes veículos na frota do governo estadual.
O secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, ao encerrar o evento destacou a importância da frente e afirmou ter certeza de que ela irá colaborar com a conciliação entre o desenvolvimento necessário e a preservação ambiental.
Participaram o secretário em exercício de Energia, Ricardo Aquiles; representantes da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Theo de Souza e Demistocles de Souza; o presidente da Comgás, Luis Henrique Guimarães; o presidente da Cosan, Marcos Lutz; o presidente da Abegás, Augusto Salomon; o diretor geral da Gás Natural Fenosa, Armando Laudário; e Walter Fernando Piazza Júnior, diretor presidente da Gás Brasiliano. Os deputados Aldo Demarchi (DEM), Ulysses Tassinari (PV) e Antonio Mentor (PT) também estiveram presentes ao evento. (PM)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações