CPI das Autopeças ouve representante da GM
11/06/2013 21:19 | Da Redação - Foto: Maurício de Souza




A CPI das Autopeças, que investiga a possível existência de um cartel no mercado de peças de reposição automobilísticas, ouviu nesta terça-feira, 11/6, Leonardo Peres da Rocha e Silva, advogado da GM do Brasil na área de concorrência. "A GM não faz o registro intelectual do desenho industrial de suas peças", informou Leonardo. "A empresa entende que existe o direito de registro do desenho industrial. No entanto, qualquer mudança gera um novo desenho e um novo registro. Assim, esse custo na tentativa de proteção não é algo em que a empresa julga que deva investir."
Leonardo fez, preliminarmente, um resumo do processo que, segundo ele, envolve Ford, Fiat e Volkswagen, de um lado, e a Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfap), de outro, tratando de um possível abuso de direito de propriedade intelectual por parte das montadoras.
O processo, iniciado na esfera da Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, concluiu que não havia prática anticompetitiva, não se configurando o abuso do direito de propriedade intelectual por parte dos fornecedores de peças originais.
Enviado o processo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em recurso, o órgão entendeu que as investigações feitas pela SDE deveriam ser aprofundadas. Mudanças de legislação no meio do percurso acabaram retardando a tramitação do processo, que ainda está aberto, segundo Leonardo.
Para o advogado, a discussão é complexa e envolve, de um lado, a legislação federal que regulamenta o direito ao registro do desenho industrial das peças; de outro, as leis de defesa da concorrência, para impedir o chamado abuso de posição dominante no mercado. Os trabalhos da CPI devem contribuir para a definição desses parâmetros, avaliou Leonardo.
Questionado pelo deputado Fernando Capez (PSDB), presidente da CPI, Leonardo afirmou não ter informações para avaliar por que, apesar de a lei de propriedade intelectual datar de 1996, só a partir de 2006 começam as ações contra fabricantes de peças sem a marca das montadoras. Disse também não ter conhecimento da alegação de que as ações buscariam frear a vontade das concessionárias autorizadas de recorrer aos fabricantes de peças independentes.
Sem a oferta de peças similares, o mercado viverá uma situação de concorrência ou de monopólio? questionou o presidente da CPI.
"Na verdade, o monopólio já existe. O que a apuração em curso vai decidir é se o exercício do direito configura ou não abuso de posição dominante", respondeu Leonardo. (mlf)
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações