Plenário aprova diversos projetos de parlamentares, do Executivo e da Mesa
12/06/2013 23:22 | Da Redação: Beth Avelar - Foto: Márcia Yamamoto





O Plenário da Assembleia aprovou nesta quarta-feira, 12/6, vários projetos, sendo dois da Mesa, nove de deputados e dois do Executivo. Foi aprovado o PLC 15/2013, do governador, que dispõe sobre concursos públicos regionalizados para integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação. Foram aprovados o PR/6/2013, que altera dispositivos da Resolução 784/1997, que institui o vale-refeição no âmbito da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado, bem como da Resolução 859/2008, que dispõe sobre a concessão de licença-prêmio; e o Projeto de Lei Complementar 19/2013, que dispõe sobre revalorização das Escalas de Classes e Vencimentos do Quadro da Secretaria da Assembleia Legislativa do Estado.
Iniciativa parlamentar
De autoria de deputados, foram aprovados o PL 393/2012, de André Soares (DEM), que proíbe os estabelecimentos de restringir a aceitação de vale-refeição a determinado dia, data ou horário; o PL 813/2011, de Heroilma Soares Tavares (PTB), que altera a redação do artigo 4 da Lei 10.365/1999, que dispõe sobre a implantação do Programa de Locação Social; o PL 304/2013, de Geraldo Cruz (PT), que torna obrigatória a implementação, no Estado, de políticas públicas destinadas à juventude; o PL 300/2012, de Carlos Giannazi (PSOL), que assegura o pagamento de meia-entrada para diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estaduais e municipais; o PL 369/2012, de autoria do deputado Roberto Engler (PSDB), que trata da obrigatoriedade da informação dos valores dos imóveis nos anúncios de classificados de jornais, revistas, periódicos ou outros meios e divulgação; o PL 666/2012, de autoria de Regina Gonçalves (PV) e outros, que proíbe no âmbito do Estado, a cobrança da taxa de 10% de serviços em compras coletivas na internet.
Veto ao patriarca
Foi derrubado parcialmente o veto ao PL 612/2011, de Telma de Souza (PT), que institui o Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência do Brasil, cujo nascimento completa 250 anos nesta quinta-feira, 13/6. No caso desse projeto, que efetivamente institui o Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, Telma agradeceu ao deputado Barros Munhoz (PSDB) por ter tornado possível a derrubada do veto ao projeto. Barros Munhoz, líder do Governo, declarou que o trabalho legislativo, às vezes desgastante, também proporciona momentos de alegria. "Infelizmente poucos de nós cultuam a memória dos nossos antepassados. Junto com todos os santistas, que hoje estão felizes, há outro, que já não está entre nós: Caetano Munhoz, meu pai".
Em regime de tramitação ordinária foram aprovados o PL 282/2012, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PSC), que declara o município de Casa Branca a capital estadual da jabuticaba, e o PL 436/2008, da deputada Rita Passos (PSD), que obriga as empresas produtoras, distribuidoras e envasadoras de garrafas PET ou plásticas em geral, estabelecidas no Estado, a desenvolver programas de reciclagem, reutilização ou reaproveitamento desses produtos.
Fundação Casa
O PL 269/2013, do Executivo, que altera a Lei 185/1973, com alterações posteriores, que autorizou a instituição da atualmente denominada Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente " Fundação Casa, foi aprovado. Um dos aspectos mais criticados pela oposição é o artigo 7º, que estipula que os mandatos do presidente e do vice-presidente da instituição serão de dois anos, admitida a recondução, sem prejuízo de sua dispensa, a critério do governador, a qualquer tempo. As bancadas do PT e do PSOL, representadas pelos seus líderes, Luiz Claudio Marcolino e Carlos Giannazi, registraram voto contrário ao projeto.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações