Museu de Arte - Letícia Márquez


Letícia Márquez: dessacralização da imagem através de uma ação quase apocalíptica
Letícia Marquez não é uma simples expectadora e portanto, alguém que relaciona tão somente fatos de crônica mas uma indagadora e como tal seus personagens são colhidos no momento de uma ação apocalíptica e os coloca além da realidade de uma comum conveniência.
Artista preparada e de rara sensibilidade consegue obter, com a utilização de uma escala cromática, tons difundidos, renovadas energias expressivas, atmosferas rarefeitas e as particulares tensões que o tema requer.
Letícia Márquez sabe abstrair e deter o ritmo hábil da composição mesmo se sua temática permanece ligada a uma substância de fatos cujos derivados analógicos se assemelham.
Sua arte baseia-se sobre um momento psíquico e expressivo que no seu contexto colhe o espírito irrequieto da humanidade atual para descobrir a causa que a leva a disparatadas distrações convergindo no calor da dessacralização.
Impondo-se pelo vigor de suas obras, nas quais dá forma a personagens diferenciados onde a realidade e a intuição, deles se desprende, Letícia Márquez soube resistir às insídias e às tentações das fáceis concessões e compromissos.
Na obra "1º Selo da Série Apocalipse 6-1,2," doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, uma serena confiança, um tranqüilo abandono do espírito alimentam aquela fé profunda que seu trabalho analítico representa como uma presença de luz superior.
A artista
Letícia Márquez nasceu em Uberlândia, Minas Gerais, em 1953, graduou-se em Desenho e Artes Plásticas em Ribeirão Preto em 1975, foi professora de artes na Universidade Estadual de Londrina, de 1976 a 1979. Ocupou o cargo de membro do Conselho Municipal de Cultura em Londrina, de 1991 a 1994.
Realizou as seguintes exposições individuais: Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, 1986; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, 1992; Museu Metropolitano de Arte, Curitiba/PR,1993 e 1998; Sala Especial , 56º Salão Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná,1999; Espaço Arte e Cultura, Brasil Telecom, Curitiba, PR, 2002; Aliança francesa, instalações, Londrina, PR, 2002; Ecomuseu, Itaipu, Foz do Iguaçu, 2003; Fundação Eurípedes da Rocha, Espaço Cultural, Marília, SP, 2003; Sala Especial, 7º Salão João Turin de Arte Tridimensional, Curitiba, PR, 2005; "Pena-Ação" Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Pelotas RS, 2006; Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2008.
Participou de exposições coletivas no Museu de Arte de Himeji, Kyoto-Japão, 1989; Panorama da Arte Brasileira/Pintura, MAM/SP 1989 e 1993; Arte Contemporânea Brasileira, Massy, França, 1992; Europ'Art, Genebra, Suíça, 1996.
Recebeu prêmios no Salão Paranaense, MAC, Curitiba/PR,1983 e 1987; 39º Salão de Arte de Pernambuco, Recife/PE, 1986; 5º e 7º Salão de Arte Brasileira, Fundação Mokiti Okada, São Paulo/SP, 1988 e 1992; 7º Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo/SP, 1989; 13º Salão Nacional, Rio de Janeiro/RJ, 1993.
Possui obras no Museu de Esculturas ao Ar Livre, Ibiporã/PR, 1990; Capela do Juvenato Marcelino Champagnat, Londrina/PR, 1991; Painel " Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, 1995; Escultura " Fachada do Edifício Oscar Fuganti, Londrina/PR, 1998. Escultura no Museu da Escultura ao Ar Livre, Palácio 9 de Julho, São Paulo/SP, 2000 e Torre do Sino da Igreja São Vicente de Paula, Londrina/PR, 2003.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações