Museu de Arte: Áureo Antunes


Áureo Antunes: linguagem repleta de musicalidade através de uma espécie de grafismo "rupestre"
Após exorcizar evocações, Áureo Antunes transfere sobre a tela os traços e as formas de um trabalho onírico e inicia a elaboração do pondo especial atenção na pesquisa sobre o traço e sobre a cor.
Sua grafia é nervosa, imprevisível, com uma métrica aguerrida, mas contida nas dimensões de um grande divertimento intelectual, vivo e rico de alusões. Seu cromatismo envolve adequadamente uma organização rica de acordes e de contrastes, enquanto que a arquitetura de suas obras é, ao mesmo tempo, suave e enérgica.
Vibrante na sua luminosidade estratificada a estrutura da obra constitui uma unidade inseparável através do espaço-cor-traço. Trata-se de uma nova pintura com um novo espaço que da referencia à atmosfera passa a gerar eles mesmos a atmosfera abrindo-se à percepção do observador e prolongando-a além da própria obra.
O espaço é indicado em sentido dinâmico na própria superfície com uma espécie de textura organizada que se compõe da união entre o traço e a cor, enquanto que a cor se identifica no próprio espaço.
Na obra "Inscrições rupestres", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Aureo Antunes com um sedutor jogo de memórias e de intuições, revisita o espaço modificável no seu clima e nos seus detalhes. Os resultados são dignos da melhor atenção: hieróglifos para alguns, inscrições rupestres para outros, formam ao mesmo tempo a linguagem de um grafismo repleto de musicalidade.
O Artista
Aureo Antunes, pseudônimo artístico de Aureo Atanagildo Bastos Antunes, nasceu em Anápolis, GO, em 1962. Artista plástico e produtor de multimídia formou-se em economia pela FACEA de Anápolis (1981), bacharel em física pela Universidade Federal de Goiás (1983), e bacharel em ciências da computação pela mesma Universidade em 1990.
Freqüentou cursos e workshops de texturas com Estevão Araripe, na Escola Nacional de Belas Artes " RJ; composição e harmonia no atelier de Raul Fuentes em Goiânia; Realizou diversas viagens de estudos visitando museus e galerias da Europa e do Estados Unidos.
Realizou as seguintes exposições individuais: "Amor e paixão", Recanto do Jaó, Goiânia (1993); "Caminhos", Caixa Econômica Federal, Goiânia (1995); "Simplesmente", Espaço da Arte Gallery, Goiânia (1999); "Sentimentos e emoções" com Estevão Araripe, Espaço Cultural Valeria Frota, Goiânia (2000); "Equilíbrio e movimento", Brasília Shopping, Brasília (2001).
Após estar presente em 15 mostras coletivas entre 1994 e 1997, participou das exposições: "Liberdade em ação", Caixa Econômica Federal, Goiânia (1998); "Prazer de Viver", Átrio dos Vitrais, Caixa Matriz, Brasília (1999); "Inovações", Faculdade Universo, Goiânia (2000); "Caminhos e Encontros", Hotel Metropolitan, Brasilia (2002); "34 Salão de Belas Artes", Clube Naval, RJ; "Coração e Arte II", Incor, Fundação Zerbini, SP (2003); "5ª Bienale d"Arte Inernazionale di Roma", Roma, Italia; Palazio Gaetani, Cisterna Latina, Itália; "1º Salão Nacional de Artes de Paraty", RJ; "Gift Fair International", Expo Center Norte, SP; "10ª Toys, Parties & Christmas Fair", Expo Center Norte, SP; "2° Salão de Artes Plásticas", Escola de Guerra Naval, RJ; "29ª Housewares & Gift Fair - South America", Expo Center Norte, SP; "Flores IV", Galeria La Gioconda, Guadalajara, Jalisco, Mexico (2004).
Possui obras em coleções particulares e oficiais, como no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações