Criada frente parlamentar pela duplicação da Rodovia SP 255
12/07/2013 19:12 | Da Redação




Com apoio e participação de 32 deputados, foi criada a Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia SP 255, conhecida como Rodovia da Morte, ligando Ribeirão Preto com a divisa do Estado do Paraná, passando por diversos municípios, como Araraquara, Jaú, Barra Bonita, São Manuel, Avaré e Itaporanga. O Ato 62/2013, publicado no Diário Oficial (edição do dia 6/7) e assinado pelo presidente da Assembleia, deputado Samuel Moreira, designou o deputado Carlos Neder (PT), autor do pedido, como coordenador da frente.
A frente recém-criada realizará um amplo debate sobre a necessidade de duplicação da Rodovia SP 255. O objetivo é ouvir especialistas e a população em geral, além de estabelecer um canal de diálogo com órgãos públicos, uma vez que o assunto já tem sido objeto de reivindicação de prefeitos e de deputados de diversos partidos, em virtude dos inúmeros acidentes ocorridos na rodovia ao longo dos últimos anos.
Em abril, dois deputados " Pedro Tobias (PSDB) e Luiz Carlos Gondim (PPS) " ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir a duplicação da Rodovia SP 255, que praticamente corta o Estado de São Paulo de norte a sul. O trecho mais crítico, segundo eles, está situado entre Jaú e São Manuel, por conta do tráfego intenso de caminhões e treminhões. "Na época da colheita da cana, que ocorre de abril a dezembro, o volume de veículos aumenta muito, o que torna o trecho ainda mais perigoso", destacou Tobias.
Pedro Tobias lembrou que em março do ano passado um grave acidente nesse trecho da rodovia ocasionou a morte de um casal de noivos de Barra Bonita e de um homem de 36 anos. Ainda em 2012, morreram cinco pessoas de Igaraçu do Tietê que seguiam para Avaré. No total, no período de um ano, foram 34 mortes em um trecho de 25 quilômetros, isso sem contabilizar os feridos.
Gondim, por sua vez, destacou que a rodovia é uma das mais importantes do Estado, pois dá acesso às rodovias Castelo Branco (SP-280), Marechal Rondon (SP-300) e Raposo Tavares (SP-270). "É fundamental essa duplicação, pois é a única maneira de torná-la mais segura e, assim, evitar o grande número de acidentes fatais", afirmou.
Onze frentes em 2013
Suprapartidárias e com o objetivo de defender temas de interesse de setores específicos da sociedade, as frentes parlamentares são um importante instrumento de trabalho à disposição dos deputados.
Desde o início da atual legislatura, foram criadas na Assembleia 89 frentes parlamentares. Dessas, 11 tiveram início neste primeiro semestre:
1. Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte Público no Estado de São Paulo (Ato 62/2013)
2. Frente Parlamentar pela Liberação dos 12 brasileiros presos na Bolívia (Ato 56/2013)
3. Frente Parlamentar pela Regularização Fundiária Urbana e Rural do Estado de São Paulo (Ato 50/2013)
4. Frente Parlamentar para Desoneração Tributária dos Medicamentos (Ato 47/2013)
5. Frente Parlamentar em Apoio a Exploração de Gás Natural no Estado de São Paulo (Ato 46/2013)
6. Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural (Ato 42/2013);
7. Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transporte (Ato 39/2013)
8. Frente Parlamentar em Defesa da Data-base Salarial dos Servidores Públicos Estaduais de São Paulo (Ato 38/2013)
9. Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Canavieiros do Estado de São Paulo (Ato 37/2013)
10. Frente Parlamentar em Defesa da Produção Orgânica e Desenvolvimento da Agroecologia (Ato 17/2013)
11. Frente Parlamentar em Defesa do SUAS " Sistema Único de Assistência Social (Ato 16/2013).
Direitos dos trabalhadores em transporte
Desde o dia 20/6, a Assembleia Legislativa conta com uma frente parlamentar para discutir as questões específicas dos trabalhadores da área de transporte. No total, 24 deputados participam dessa frente, que é coordenada por Alcides Amazonas (PCdoB). Segundo ele, "é incontestável a importância de se debater com os trabalhadores deste setor as suas necessidades, de forma a alcançar a melhoria na qualidade do trabalho de cada um, bem como avançar mais para que o desenvolvimento econômico chegue ao trabalhador em transporte, como também ajudar na melhoria do serviço em todo o Estado de São Paulo".
Amazonas afirmou que "cabe à frente estudar e definir temas prioritários a serem propostos e debatidos com a participação dos trabalhadores do setor de transportes, sindicatos e sociedade, objetivando definir políticas públicas de interesse de todos, encaminhar sugestões e estudos, bem como traçar as diretrizes de esforços em parceria entre os setores público, privado e sociedade civil, mediante ações voltadas a garantir a defesa dos interesses dos seus trabalhadores, assim como estimular a melhoria do setor como um todo e incentivar a criação de frentes parlamentares nas câmaras municipais do Estado de São Paulo".
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