História de militante operário é tema da Comissão da Verdade
15/07/2013 19:05 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Maurício Garcia





Nesta segunda-feira, 15/7, a Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva realizou sua 55ª audiência pública, para abordar o caso do operário metalúrgico Raimundo Eduardo da Silva, militante da Ação Popular (AP). No início da reunião, foi lida uma carta escrita por companheiros da AP com elogios à sua atuação política.
Irmão de Raimundo, Hélio Jerônimo da Silva foi o primeiro a depor. Relatou a militância em Mauá, primeiro no PCB, depois na AP, onde Raimundo atuava na Sociedade Amigos do Bairro Jardim Zaíra. Por conta de denúncias, o irmão teve de se refugiar em uma pensão em Santo André, onde acabou ferido a faca, no final de 1970, numa confusão havida no local.
No hospital, continuou Hélio, a repressão o descobriu. Antes que a família conseguisse retirá-lo de lá, e apesar da resistência dos médicos por conta do quadro grave de Raimundo, o Exército o levou embora, após fechar o entorno do hospital. A alegação era que Raimundo iria para o Hospital Cruz Azul, mas na verdade ele foi para a Oban, onde foi torturado e morreu, aos 22 anos de idade. No dia 4/1/1971, a família soube que ele havia sido enterrado como indigente no cemitério de Guaianazes. Hélio contou sobre a perseguição que sua família sofreu, no que foi secundado por sua filha Magda Aparecida da Silva.
O corpo de Raimundo foi exumado em 1983, quando a família pôde enterrá-lo dignamente. Houve na ocasião, por intercessão de dom Paulo Evaristo Arns, uma missa na Assembleia Legislativa. Após, o corpo seguiu em cortejo até Mauá, passando por avenida que leva seu nome - Raimundo Eduardo da Silva.
Grande revolucionário
"Raimundo era um jovem educado, tinha todas as qualidades para ser um dos grandes revolucionários da época, por sua luta contra a repressão e por uma sociedade mais justa", afirmou Pedro Pereira do Nascimento, o Pereirinha, também operário metalúrgico e militante da AP. Pereirinha também falou sobre sua carreira de militante político e as circunstâncias que o levaram a ser preso.
Também metalúrgico e militante da AP, após passagem pelo PCB, Carlos Gilberto Pereira disse que Raimundo era parte da reorganização do movimento operário e sindical dos operários no ABC e em outras cidades. Contou ainda sobre suas três prisões, em 1968, 1969 e 1974. Discorreu sobre as diferenças entre as torturas que sofreu nelas, primeiramente na Polícia do Exército, e depois na Oban, capitaneada pela equipe do delegado Fleury e por fim no DOI-Codi, que era comandada pela equipe de Brilhante Ulstra.
O presidente da Comissão da Verdade, deputado Adriano Diogo (PT), considerou interessante a realização de audiências específicas para tratar da resistência operária no grande ABC. Informou que, no próximo dia 4/8, haverá, com a OAB, um ato de retomada simbólica do prédio onde funcionava o Tribunal da Justiça Militar, na avenida Brigadeiro Luis Antônio, 1.249, na capital. Lá será um centro de memória histórica do período da repressão e a ação dos advogados paulistas na defesa dos presos políticos. No dia 8/8, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, haverá o julgamento da Lei da Anistia.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações