Em memória das vítimas do acidente com o voo TAM JJ3054
08/08/2013 20:54 | Da Redação Fotos: José Antonio Teixeira

Com a presença de familiares dos 199 mortos na tragédia com o avião da companhia aérea TAM em Congonhas no dia 17/7/2007, foi realizada em 5/8 uma audiência pública na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL) e da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAMJJ3054 (Afavitam).
O evento marcou, na semana em que começa o julgamento dos apontados como responsáveis pelo acidente, a continuidade da luta não só pela justiça mas também por mais segurança no transporte aéreo e nas operações aeroportuárias em São Paulo.
Além do parlamentar e de Dario Scott, presidente da associação, a mesa contou com a participação do promotor de Justiça e ex-secretário da Justiça de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey; do ex-secretário da Segurança Pública do Estado e atual advogado dos familiares, Ronaldo Marzagão; o promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo e o diretor de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Claudio Passos Simão.
Giannazi abriu os trabalhos declarando apoio aos familiares e solidariedade na dor da perda de entes e amigos, lembrando que Lei Estadual 14.521/2011, de sua autoria, instituiu, em São Paulo, o "Dia em Memória das Vítimas de Acidentes Aéreos". Também cobrou da Anac e demais entidades uma melhor fiscalização no modal. "Há contradições entre os relatos sobre a segurança originados entre os vários órgãos que atuam no setor aéreo e a sociedade tem o direito de saber como está a questão para cobrar mais seguridade", disse o parlamentar.
Dramas familiares
Em nome das famílias, Dario Scott resgatou o drama vivenciado por todos nestes seis anos em busca da justiça no caso, citando relatórios e denunciando a falta de controle mais efetivo, do Estado, sobre o transporte aéreo.
Marrey lembrou que acompanhou bem de perto esta tragédia, bem como a outra acontecida em Congonhas em 1996 com o avião Folker 100 da mesma companhia aérea. Disse que é importante que a Assembleia cobre ações públicas dos operadores do sistema aéreo.
O ex-secretário alertou ainda para a tramitação, no Senado, do Projeto de Lei 2.453/2007, que "dispõe sobre o Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) e a inviolabilidade do sigilo de suas investigações" que, na visão dele e dos colegas, esvazia a participação e o papel da sociedade civil no acesso às investigações de acidentes aéreos no país e prejudica o trabalho do Poder Judiciário.
Marzagão reafirmou que confia na Justiça, no entanto, ponderou lamentando que essa tragédia não era para ter acontecido. Sarrubbo salientou o não cumprimento de recomendações de segurança em Congonhas e reiterou que a sociedade não deve tolerar o monopólio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), previsto no PL 2453/2007, para que tudo fique nas mãos dos militares em referência às investigações de acidentes aéreos.
O representante da Anac, Claudio Simão, defendeu que voar no país é um ato seguro e respondeu às questões interpostas por Sandra Assali, presidente da Associação Brasileira de Parentes e Amigos de Vítimas de Acidentes Aéreos (Abrapavaa); e pela advogada Priscila Dower Mendizabal, presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB-SP - ambas presentes na audiência - que denunciaram a não adoção de recomendações de segurança oriundas do Cenipa e as más condições de trabalho dos operadores das aeronaves.
A Infraero e as empresas aéreas TAM, GOL e Azul foram convidadas mas não enviaram representantes.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações