Secretaria de Energia realiza estudo sobre energia solar no Estado
06/08/2013 21:23 | Da Redação: Sillene Coquetti Fotos: José Antônio Teixeira






Foi realizada nesta terça-feira, 6/8, cerimônia de apresentação do Levantamento do Potencial Solar Paulista. O estudo é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Energia e possui a finalidade de oferecer à sociedade alternativas de sustentabilidade, visando o crescimento econômico e regional.
O trabalho busca ainda aumentar o uso de energia renovável de forma descentralizada, reduzir a emissão de gases poluentes, promover o desenvolvimento tecnológico e industrial e gerar novos empregos. A estimativa é de que até 2020 o uso de energia solar seja equivalente a 1 mil megawatts para os setores de hotelaria, habitação popular, residências, usinas, localidades isoladas, comércios, pequenas e médias empresas e estabelecimentos de saúde e ensino. Para melhor compreensão, o levantamento apresentado mostra o potencial paulista na geração de energia solar por meio de 25 mapas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), separados por estações do ano, municípios e regiões administrativas.
Isenção de ICMS
As ações serão desenvolvidas no âmbito legal estadual, concedendo isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) nas operações com equipamentos e componentes para aproveitamento das energias solar e eólica. O secretário de Estado e Energia, José Aníbal, reiterou que com a exclusão do ICMS as empresas que produzem os equipamentos ou prestam serviço aumentarão a produtividade, gerando empregos e resultando na diminuição dos valores. Mais acessíveis, diversos setores da sociedade poderão aderir aos sistemas de produção de energia pelo uso do sol e do vento.
O secretário expôs ainda, que São Paulo possui radiação solar maior que diversos países da Europa, mas que há falta planejamento e de recursos para aprimorar o uso da energia solar. "Estamos aperfeiçoando esse estudo por meio de debates, pois o uso de energias renováveis como o bagaço da cana-de-açucar, energia eólica e solar chegam a produzir a mesma quantia que a usina de Itaipu. Se utilizarmos essas alternativas, em 2020, 69% da energia produzida no estado será limpa", afirmou.
Potencial térmico e fotovoltaico
Para o subsecretário de Energias Renováveis, Milton Flávio, com este levantamento, São Paulo está na frente dos outros Estados na utilização de energia fotovoltaica. O presidente da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen), Carlos Silvestrin defendeu que o uso de energia solar está decolando no Brasil e, por ser de graça, deve-se utilizar o sol da melhor maneira possível.
O diretor de Sistemas Fotovoltaicos da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) Leonidas Bispo Andrade explicou que no ano de 2010, a Abinee criou um grupo para discutir e propor a inserção da energia fotovoltaica na matriz elétrica brasileira. A partir de então, mais de 140 empresas se interessaram em aderir esta nova energia. O deputado Luciano Batista (PSB) parabenizou a iniciativa por parte da Secretaria de Energia e afirmou que a Assembleia está disposta a colaborar com o que for preciso para agilizar o processo de implantação da energia.
Uso da energia é realidade
O Município de Itajobi, localizado no interior do estado é a primeira cidade do Estado de São Paulo e a segunda do país a receber a construção de uma Usina Fotovoltaica (Usina Solar) capaz de produzir 100% de energia limpa. O prefeito de Itajobi, Gilberto Roza, afirmou que está dando continuidade aos trabalhos da gestão anterior e que a implantação da usina é de grande importância, não só para a cidade, mas para servir de incentivo. O prefeito agradeceu a escolha da cidade para abrigar a usina solar.
A energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa ou térmica proveniente do sol. Posteriormente, a radiação é usada diretamente no aquecimento de água ou ainda convertida em energia elétrica. Para o suprimento de água quente de uma residência de três a quatro moradores, são necessários cerca de 4 m² de coletor.
Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal de Viçosa- MG, por meio do Atlas Solarimétrico do Brasil, o Estado de São Paulo tem em média sete horas de insolação diária. Com isso, o potencial energético é de 12 TWh/ano, com capacidade de abastecer 4,6 milhões de residências, ou seja, 30% do consumo residencial de todo o Estado.
No início deste ano, foram lançados oficialmente pelo governador Geraldo Alckmin, juntamente com o secretário José Aníbal, dois projetos estaduais: o Programa Paulista de Biocombustíveis e o Levantamento do Potencial da Energia Solar Paulista, ambos anunciados durante o 1º Seminário Internacional sobre Biomassa, Biogás e Eficiência Energética.
Estiveram presentes o representante do Conselho Estadual de Políticas Energéticas, Ildo Sauer, os deputados do PSDB Ramalho da Construção, Pedro Tobias e Welson Gasparini, e Beto Trícoli do PV.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações