CPI das Autopeças ouve representante do Cade
13/08/2013 20:03 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino







A CPI que investiga a eventual cartelização do mercado de autopeças de reposição, presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), ouviu nesta terca-feira, 13/8, o depoimento de Ricardo Medeiros de Castro, coordenador geral de Análise Antitruste da Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Ele relatou aos parlamentares o estágio em que se encontra, no Cade, a averiguação preliminar PA 08012.002673/2007-51, em que a Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anafe) representa contra as montadoras Volkswagen, Fiat e Ford por supostamente estarem utilizando o direito de propriedade intelectual sobre desenho industrial para monopolizar o chamado aftermarket (mercado de pós-venda).
Com isso, impediriam que fabricantes independentes vendessem peças para os veículos que elas fabricam. O resultado, segundo a Anafe, seriam a cartelização do mercado, a prática de preços abusivos e a falta de de peças de reposição.
Castro informou que o processo encontra-se em fase de instrução na superintendência do Cade, sob análise dele e do superintendente adjunto do órgão, Diogo Thomson Andrade. Foi realizada uma audiência no início do ano e aguarda-se a apresentação de informações por parte das empresas.
Capez perguntou a Castro se chegaram à superintendência do Cade informações sobre falta de autopeças no mercado, prática de preços elevados e a compra, por parte de montadoras, de autopeças feitas por fabricantes cuja atuação direta no mercado elas tentam impedir, num processo semelhante à terceirização.
"Não existem nos autos provas de cartelização ou de prática de preço excessivo", esclareceu o coordenador. "Se houver, o processo assume outra conotação." Ele acrescentou que provas de uma possível terceirização e de falta de autopeças no mercado seriam bem-vindas como contribuição à instrução do processo no Cade.
De acordo com o coordenador, o processo tramita no Cade desde abril de 2007 e não é possível prever um prazo para sua conclusão. A pedido dos deputados, ele alinhavou possíveis cenários para o término do processo: as montadoras podem ter a sua prática ratificada como legal, podem ser condenadas ao pagamento de multas (que chegariam a 20% do faturamento da empresa) ou pode-se convergir para uma solução intermediária, como o licenciamento de determinados registros.
Capez destacou que o que está na mira da CPI não é o direito a um lucro maior por parte das montadoras, mas verificar se esse possível lucro seria resultado de uma precificação que se avoluma ao alijar a concorrência. "É uma contradição a empresa querer o monopólio e ao mesmo tempo terceirizar a fabricação de autopeças", ele avaliou.
Participaram também da reunião os deputados Jooji Hato (PMDB), Ana Perugini (PT), Ramalho da Construção (PSDB, relator), Osvaldo Vergínio (PSD), Alcides Amazonas (PCdoB) e Dilador Borges (PSDB). A Comissão Parlamentar de Inquérito deve concluir seus trabalhos até 10 de outubro.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações