Qualidade de vida na Região Metropolitana de Sorocaba

Prefeitos, vereadores e representantes de 22 cidades que deverão compor a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) participaram, no dia 9/8, de um seminário promovido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), em Sorocaba. No evento, os participantes destacaram que a criação da RMS deverá ter como meta melhorar a qualidade de vida de todos os seus 1,6 milhão de habitantes.
Antes da apresentação de um levantamento realizado pelo Núcleo de Planejamento Regional (Nuplan), deputados da região e o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), proferiram discursos que, além de demonstrar otimismo com a criação da RMS, revelam o consenso de que a metropolização facilitará a implantação de políticas públicas sustentáveis em várias áreas como saúde, transporte e meio ambiente. "Desenvolvimento só é bom se for para todos. Se a região metropolitana for eficiente, Sorocaba tem muito a ganhar e os demais municípios que a integrarem também", disse Pannunzio.
Essa melhoria deverá ser proporcionada pela RMS por meio de ações integradas entre os municípios, como parcerias, convênios e políticas de integração intermunicipais; além de planejamento conjunto, por meio de um conselho formado por representantes das 22 cidades, e da valorização da vocação econômica de cada município.
Autor do projeto de lei que cria a RMS, Hamilton Pereira (PT) lembrou que o crescimento concentrado em uma única cidade, como o ocorrido em São Paulo nas últimas décadas, piorou o bem-estar social. "Temos, agora, o desafio de transformar o consenso que já existe sobre a RMS em um plano metropolitano, focado em questões que envolvam medidas comuns e positivas entre todos os municípios", apontou.
hpereira@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações