Visita a aterros de lixo perigoso

Atento à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída através da Lei 12.305/2010, o deputado Marcos Martins (PT) visitou, ao lado da engenheira Fernanda Giannasi e do presidente da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), Eliezer de Souza, aterros sanitários que trabalham com lixo perigoso (classe 1) no Estado de São Paulo, objetivando a obtenção de um quadro sobre o descarte do amianto e sua instrumentalização para ampliar a luta contra o amianto.
Para o parlamentar, que se reuniu com o corpo técnico das empresas Resicontrol, em Tremembé, no dia 9/8, e a duas filiais da regional paulista da Essencis Soluções Ambientais, em São José dos Campos e em Caieiras, esta última no 12/8, existe urgência para a proposição de políticas públicas que orientem o enfrentamento para o descarte e destinação ambientalmente corretos dos rejeitos (materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados).
Para Marcos Martins, que acredita que o lixo tenha que ser tratado como um problema social, este é o momento de se discutir o descarte. "A Lei de Resíduos Sólidos prevê o enquadramento dos municípios e empresas até agosto de 2014. Ou seja, falta apenas um ano. Além disso, não é somente o amianto nossa preocupação. Há outros materiais, como o mercúrio, por exemplo, tão prejudicial à vida quanto o amianto. O que será feito com todo este lixo?", concluiu.
mmartins@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações