Exército Brasileiro é homenageado na Assembleia Legislativa

Com 365 anos de existência, corporação tem atuado em ajuda à população em áreas de conflito
26/08/2013 21:04 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Adhemar da Costa Machado, Fernando Capez e Waldir Sebastião Campos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128955.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Banda do Exército <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128956.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Exército Brasileiro  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2013/fg128957.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 26/8, homenageou o Exército Brasileiro e seu patrono, marechal Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias. Presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), a solenidade, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, contou com a presença de centenas de militares.

Capez observou que o soldado exerce suas funções em tempo de guerra e também em tempos de paz, e que se todas as profissões são nobres, a do militar merece uma ressalva: ele jura o sacrifício da própria vida em prol da pátria. "É trabalho desta Casa resgatar a importância do dia 25/8, o Dia do Soldado", completou o parlamentar.

O general Adhemar da Costa Machado, comandante militar do Sudeste, lembrou que pelo terceiro ano consecutivo, o deputado Fernando Capez homenageia o Exército Brasileiro. "Costumo dizer que atrás da farda, há um coração extremamente sensível e que reconhece este esforço parlamentar, tão importante para a união entre as instituições. Fiz questão de trazer expressivo número de comandados, especialmente os mais jovens, para que tivessem essa experiência de civismo e cidadania".

Costa Machado destacou ações do Exército em seus 365 anos de existência, afirmou que a instituição tem por princípio a meritocracia e é comprometida com a nacionalidade, que se entende pela melhor forma de contribuir com a nação. Lembrou que o Brasil é o quinto país em extensão territorial, o que demanda grande atuação das Forças Armadas. Por fim, declarou que a ONU tem reconhecido a excelência do militar brasileiro no trato com populações vítimas de guerras civis, como no caso de Moçambique, Timor Leste e Haiti.

Homenageado com a entrega de um quadro de pedra com a gravação do mapa do Estado de São Paulo, o comandante retribuiu ao parlamentar com a entrega da estatueta do Bandeirante, símbolo do desbravamento das terras paulistas.

Foi exibido na solenidade um vídeo comemorativo dos 67 anos do Comando Militar da Região Sudeste, com destaque para operações militares, atividades esportivas e religiosas alusivas à data. A participação nas comemorações da independência do Brasil, a ser comemorada em 7 de setembro, e na recente passagem do papa Francisco na cidade de Aparecida também foram lembradas.

Ao final, Capez inovou ao trocar o tradicional discurso para entoar, junto com os músicos e os militares do Exército, a canção do Exército Brasileiro. A solenidade será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, 31/8, às 21h.

alesp