CUT comemora 30 anos em sessão solene

Papel da entidade na redemocratização do país é lembrado
02/09/2013 20:40 | Da Redação Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Luiz Claudio Marcolino, Wagner Freitas, Hamilton Pereira, Vicente Paulo da Silva e Sebastião Geraldo Cardoso <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129192.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129193.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcia Mah  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129194.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129195.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário JK da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129196.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vicente Paulo da Silva, deputado federal <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa dos deputados petistas Hamilton Pereira e Luiz Claudio Marcolino, foi realizada, em 2/9, sessão solene em homenagem aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A solenidade contou com a presença de representantes sindicais, como o presidente nacional da CUT, Wagner Freitas e de diversos políticos.

Freitas ressaltou que a organização sindical é a quinta maior do mundo. Ele mencionou a capacidade da enti­dade de priorizar os direitos do traba­lhador, respeitando o homem e seu trabalho e alertou para a necessidade de que os legisladores fiquem atentos à tramitação do Projeto de Lei 4.330/2004, apresentado na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a matéria desregulamenta o que já es­tá consolidado no mercado de trabalho no país.

Ao lembrar a participação da CUT no movimento pela redemocratização do país, os oradores foram unânimes ao afirmar que a entidade tem espaço de destaque no setor sindical, além de ter organizado um universo de trabalhadores, patrões, governo e legisladores, desde sua fundação, em 1983.

A realização da solenidade foi fruto de um trabalho de dois anos de Hamilton Pereira e de Luiz Claudio Marcolino. Pereira recordou a história dos movimentos sindicais brasileiros, lembrando que houve tentativas de organizar movimentos de trabalhadores, como na época do Estado Novo, quando o então presidente Getúlio Vargas estruturou um movimento no qual os trabalhadores acabaram por ficar divididos por categoria, por região e diferentes datas de dissídios coletivos. Porém, essa forma de aglutinar trabalhadores, na visão do parlamentar, acabou por enfraquecer os movimentos trabalhistas.

Pereira também considerou que, finalmente, em 1983, houve a reunião dos trabalhadores em geral em torno de um movimento único: "A própria diretoria dos sindicatos se engajou e, após três dias de reunião, acabaram por consolidar toda a formação da Central Única dos Trabalhadores", observou.

Consolidação dos direitos trabalhistas

Marcolino recordou conquistas da CUT ao longo desses anos, entre elas contribuir para a criação de políticas para garantir não só a negociação salarial, mas a consolidação de todos os direitos trabalhistas. "A CUT, que contribuiu para a democratização das relações entre as classes trabalhadoras e patronais, ainda tem muito a fazer", disse.

O deputado José Zico Prado (PT) declarou que "enquanto houver o trabalhador e o patrão, haverá luta de classes, papel desempenhado pela CUT". Leci Brandão (PCdoB) parabenizou a instituição por seu significado na história do Brasil.

alesp