Voto aberto já é regra na Assembleia há 12 anos, para qualquer tipo de deliberação
05/09/2013 18:57 | Da Redação
Em ato histórico, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa promulgou no dia 28/6/2001, as duas propostas de emendas à Constituição estadual (PECs) que eliminam definitivamente o voto secreto em todas as votações do Parlamento paulista. As emendas entraram em vigor no dia seguinte, 29/6, com a publicação no Diário Oficial do Estado.
A promulgação das PECs estaduais, que refletem o pioneirismo de São Paulo em questões como transparência e cidadania, reuniu as lideranças partidárias da Casa, que na ocasião era presidida por Walter Feldman (PSDB). "Neste momento histórico o voto secreto é inaceitável", afirmou o então presidente da Assembleia.
As PECs
As emendas promulgadas foram originadas da PEC 11/1999, de autoria de Edmur Mesquita (PSDB - atual secretário Desenvolvimento Metropolitano), que extingue o voto secreto nas deliberações sobre cassação de mandato de deputados; e da PEC 8/2001, de autoria do deputado Antônio Mentor (PT), que elimina o dispositivo das demais votações: julgamento de deputado ou governador; eleição dos membros da Mesa Diretora e seus substitutos; aprovação prévia de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE); deliberação sobre procurador-geral de Justiça, deliberação sobre prisão de deputados em flagrante de crime inafiançável e na autorização para formação de culpa. A PEC de Mentor recebeu emenda de Vanderlei Macris (PSDB), que retirou a expressão "voto secreto" de todo o texto constitucional relativo à Assembleia.
"A Assembleia dá uma resposta radical que atende aos anseios da população", afirmou Mentor, na ocasião. "O fim do voto secreto representa o aperfeiçoamento do processo democrático", completou Mesquita.
Com a promulgação da PEC 11/99, o parágrafo 2.º, do artigo 10 da Constituição Estadual, passa a vigorar com redação que define que "o voto será público" para todos esses casos.
Simetria constitucional
As emendas à Constituição Estadual, para terem efeito como norma cogente, obrigatória, dependem de modificação na Constituição federal. Isso porque o pacto federativo implica que as constituições estaduais e leis orgânicas de municípios guardem simetria com a lei maior do país.
A decisão da Assembleia, entretanto, de realizar as votações abertas independente da Constituição federal, foi sempre mantida desde então.
Semeando a ideia
Para que o exemplo paulista fosse seguido em âmbito nacional, uma comitiva de parlamentares paulistas, liderada por Feldman, esteve em Brasília no dia 7/6/2001 para discutir a questão com o então presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves (PSDB/MG). Segundo Feldman, Aécio comprometeu-se a discutir com o presidente do Senado Federal à época, Jader Barbalho, uma forma para que a matéria fosse apreciada em conjunto pelas duas Casas.
Neves afirmou que incluirá a votação da PEC federal no chamado "pacote ético", anunciado para agosto daquele ano. Três legislaturas depois, a Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, e por unanimidade, a PEC 349/2001, apresentada pelo então deputado federal Luiz Antonio Fleury (PTB/SP) e apoiada por deputados de diversos partidos e Estados. Agora a proposta tem de ser aprovada pelo Senado, em dois turnos de votação, e com o quórum qualificado de três quintos (49 dos 81 senadores).
O avanço democrático que já está consolidado no Estado de São Paulo há mais de uma década fica mais perto de se tornar realidade também em Brasília. Com a inclusão do preceito elaborado em São Paulo em 2001 na Carta Magna brasileira, enfim seus efeitos se estenderão por os parlamentos estaduais e municipais do país.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações