Audiência discute aprovação de projeto que garante direitos de povos tradicionais
06/09/2013 20:19 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino







Em campanha pela aprovação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 7.447, o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, o SOS Racismo e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais realizaram nesta sexta-feira, 6/9, a audiência publica Diga Sim aos Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais.
O PL 7.447 define diretrizes e objetivos para políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais. Ele foi apresentado em 2010 pelo deputado Luiz Alberto (PT/BA) e, já aprovado na Comissão de Educação e Cultura, está atualmente sendo analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
Na abertura do evento, Kitanji, representante do Fórum, lembrou aspectos importantes do projeto, como a autodeclaração dos povos e comunidades tradicionais. "Nós é que vamos dizer quem somos e onde estamos. Vivenciamos um modo diferente de agir, de nos comportar e falar", ela observou.
Quanto à questão dos territórios dos povos tradicionais, ela lembrou que é neles que os povos exercitam seus direitos. "E o uso desse território nos está sendo negado", afirmou. Para Kitanji, o PL 7.447 pode dar um norte positivo a essa luta.
Política de Estado
Leci Brandão (PCdoB) lembrou que um dos adversários do projeto é o agronegócio. "Com o PL 7.447, os direitos dos povos tradicionais vão se tornar política de Estado e a invisibilidade que nos impõem vai acabar definitivamente", declarou.
A deputada federal Janete Pietá (PCdoB) avaliou que o PL contém apenas sete artigos, "mas são sete artigos revolucionários". Para ela, o projeto é uma forma de enfrentar questões que foram vetadas no Estatuto da Igualdade, aprovado em Brasília. "O Estado tem que reconhecer que há racismo no Brasil e tem que estabelecer política públicas para acabar com isso", concluiu.
Autor do projeto, o deputado Luiz Alberto destacou que a luta pela garantia dos territórios dos povos tradicionais faz parte das lutas de toda a população negra no Brasil. "Esses territórios muitas vezes estão em grandes cidades e a especulação imobiliária avança sobre eles", avaliou. Para o parlamentar, a aprovação da proposta no Congresso "só vai acontecer se houver uma grande mobilização nacional".
Também participaram do evento o deputado Adriano Diogo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, e diversos representantes de povos e religiões de matriz africana, entre os quais Yá Ominaji, da etnia yorubá, e Nengua Nkisi Dango, da etnia banto. Também marcaram presença Daniel Rolim, representante do povo cigano, e Pai Boni, dirigente estadual do Fórum.
Uma regulamentação sobre política nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais já existe, criada pelo Decreto 6.040/2007, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento define povos e comunidades tradicionais como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimento, inovações e práticas transmitidos pela tradição.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações