Secretário anuncia revitalização da Chácara Baronesa


05/09/2013 17:09 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Bruno Covas e Orlando Morando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129396.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi dada a largada para a revitalização do Parque da Chácara Baronesa. No sábado, 31/8, o secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, esteve no local e assinou o convênio de ordem de serviço para início das obras.

A luta para salvar a Chácara Baronesa é de muitos anos; entretanto, em fevereiro, o governador Geraldo Alckmin, atendeu o pedido do deputado Orlando Morando (PSDB) e do secretário Covas e liberou R$ 4 milhões para melhorias no espaço. Atualmente, a área de 350 mil m² em condições de APA (Área de Proteção Ambiental) é alvo de invasões, possui centenas de moradias irregulares e virou ponto de abrigo para usuários de drogas.

O primeiro passo foi o investimento na segurança do espaço, com o monitoramento da área reforçado por bases fixas e mais vigilantes 24 horas. A Secretaria do Meio Ambiente já contratou empresa de guarda patrimonial, ao custo de R$ 1 milhão, para atuar no local.

No sábado, 31/8, foi assinada a ordem de serviço para início das obras de implementação de estruturas de lazer e cercamento. A empresa RJC Sinalização Ltda foi declarada vencedora do processo licitatório.

O tempo para execução das intervenções foi reduzido de dez para quatro meses. As obras incluem construção de quadra poliesportiva, campo de futebol, parquinho, academia ao ar livre e sanitários, além das cercas feitas com gradil de aço. "Já podemos considerar essas intervenções uma grande vitória para a área", considera Morando.

omorando@al.sp.gov.br

alesp