Assinado convênio para construir ponte de acesso à USP Lorena

Presidente da Assembleia destacou papel do Legislativo na consolidação da EEL
10/09/2013 20:17 | Da Redação

Compartilhar:

Samuel Moreira em cerimônia de assinatura de convênio para construir ponte de acesso à USP Lorena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 9/9, com a presença do presidente da Assembleia, Samuel Moreira, foi assinado convênio entre a Prefeitura de Lorena e a Universidade de São Paulo para construção da ponte de acesso à Escola de Engenharia de Lorena (EEL). A passagem antiga, sobre o Ribeirão dos Macacos, na Estrada do Campinho/Ponte Nova, cedeu há mais de quatro anos, dificultando o acesso de estudantes, funcionários e moradores da região. A obra terá um custo estimado em R$ 1,5 milhão.

A solenidade de assinatura ocorreu nas dependências da EEL. Em seu discurso, Samuel Moreira destacou a importância da obra. Segundo ele, "esta obra é uma conquista de toda a comunidade, que espera há tempo por uma solução para o problema. A ponte representa essa parceria entre a comunidade de Lorena e região com a universidade, que é um centro de conhecimento, um polo de pensamento e reflexão sobre as vocações e os caminhos para o desenvolvimento da região, além de um polo de cultura, extensão e pesquisa. A universidade tem que caminhar junto com a comunidade, para trazer desenvolvimento econômico", afirmou.

Moreira destacou, ainda, o papel da Assembleia Legislativa na consolidação da Escola de Engenharia de Lorena: "A Assembleia esteve muito presente no processo de transformação da extinta Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) para Escola de Engenharia da USP. Estivemos presentes, também, na luta para que os professores fossem integrados à universidade e estamos muito felizes de poder contribuir para a construção dessa ponte."

A previsão é de que a ponte fique pronta no segundo semestre de 2014. Pelo convênio, caberá à prefeitura, dentre outras obrigações, fornecer o projeto executivo completo, realizar a licitação e obter eventuais licenças necessárias, segundo determina a lei. A USP se responsabilizará pelo repasse do recurso nos prazos definidos pelo cronograma de obras e pela análise das prestações de contas.

alesp