Conferência traz conclusões preocupantes sobre clima


13/09/2013 12:41 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Beto Trícoli (2º à esq.) na conferência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129773.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, participou, no dia 9/9, da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, quando foi divulgado o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional elaborado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Ele traz conclusões preocupantes, como a de que a temperatura no Brasil pode aumentar de 3ºC a 6ºC, até 2100, o que poderia afetar a produção de alimentos e de energia no país. Mas também revela que existem lacunas nas informações sobre impacto ambiental e mudanças climáticas no país.

Os fenômenos meteorológicos vão prejudicar mais fortemente a população mais pobre e desassistida. Ocorrerão mais deslizamento de terras, enchentes e perda de volume das bacias hidrográficas que abastecem os grandes centros nas próximas décadas.

Segundo Eduardo Assad, coordenador de grupo de pesquisa de mudanças climáticas da Embrapa, "o Brasil precisa de ações propositivas e estruturantes para diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estuda".

"Todos sofreremos com as mudanças. Mas quem será mais atingida pelos eventos extremos será a população mais desassistida", comentou Beto Trícoli.

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp