Debate sobre túnel mobiliza moradores em Santos


17/09/2013 16:40 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Moradores dos bairros Estuário e Macuco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de mil moradores dos bairros Estuário e Macuco compareceram à reunião organizada por Telma de Souza (PT), no domingo, 15/9, para discutir a possibilidade de desapropriação de 270 casas para a viabilização do projeto do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá. No lado guarujaense, o governo do Estado planeja remover mais 1.220 imóveis, no Distrito de Vicente de Carvalho, totalizando 1.500 desapropriações.

Na Assembleia Legislativa, Telma apresentou pedidos de realização de audiência nas comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Infraestrutura e de Transportes e Comunicações. A deputada ainda apresentou requerimento solicitando reunião para tratar do assunto na Secretaria de Estado de Logística e Transportes.

"Ninguém aqui é contra o desenvolvimento, mas ele não pode ser construído passando por cima das pessoas. Uma decisão importante como essa precisa ser precedida de muita discussão, acima de tudo", afirmou Telma.

Segundo a parlamentar, que teve acesso a um resumo do Estudo de Impacto Ambiental do projeto (EIA-Rima), há sugestões de traçado que envolvem muito poucas residências, mas que mesmo assim não foram levadas em conta pelo Estado. "Há 11 propostas de traçado e o Estado, sem ponderar ou ouvir ninguém, resolveu eleger e anunciar o traçado que acaba com as casas populares do Macuco e Estuário como o ideal. A população não pode aceitar isso passivamente", complementou.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp