Moradores discutem preservação das margens do Tietê


17/09/2013 17:05 | Da assessoria do deputado Beto Trícoli

Compartilhar:

Beto Trícoli (centro) e moradores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg129892.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 12/9, Beto Trícoli (PV) participou da solenidade de liberação de verba para obras de controle de enchentes na Vila Itaim, zona leste da Capital.

O convênio, no valor de R$ 80 milhões, foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, que na ocasião autorizou repasse de recursos de compensação ambiental com o prefeito Fernando Haddad.

O programa prevê a construção de um sistema de drenagem, um reservatório, bombas e rede de microdrenagem para diminuir os riscos de transbordamento do rio Tietê na região. Ainda dentro do projeto, está contemplada uma ciclovia de quase três quilômetros e a remoção e reassentamento de 280 famílias que ocupam áreas de risco.

"Há muitos casos de alagamento nessa região e essa obra deverá resolver muitos desses problemas, além de ajudar a recuperar toda a várzea do Tietê, que vem sendo ocupada indiscriminadamente há anos", explicou Beto Trícoli, presidente da Comissão de Meio Ambiente.

As obras de drenagem e a ciclovia são da responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (Daee) e o investimento virá do Dersa, como compensação ambiental pela execução das obras de implantação da Nova Marginal Tietê, acertada entre o governo do Estado e a prefeitura de São Paulo. Em conversa com moradores do bairro, o deputado Beto Trícoli explicou que, quando se preserva a várzea de um rio, evita-se que o bairro sofra com enchentes,

betotricoli@al.sp.gov.br

alesp