Acessibilidade e turismo foram discutidos em reunião de frente parlamentar
17/09/2013 17:20 | Da Redação






A Frente Parlamentar do Turismo, coordenada pela deputada Célia Leão (PSDB), a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Câmara Temática de Acessibilidade do Conselho Estadual de Turismo realizaram nesta terça-feira, 17/9, reunião para discutir os meios necessários para tornar o turismo mais presente na vida das pessoas com deficiência e de seus familiares, ação que trará benefícios a todos, inclusive aos empresários do setor.
Um dos motes do evento é a proximidade da realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. "Mas a preocupação da frente parlamentar não é só com a Copa, e sim em fazer transformações para melhorar a qualidade de vida das pessoas no dia a dia", ressalvou Célia Leão.
Legado da Copa
Representante do Comitê Paulista da Copa, Eliane Maizel apresentou no encontro um panorama das ações que o governo estadual vem implementando para o evento e que podem resultar em um legado de acessibilidade para São Paulo. "O grande desafio é abordar a acessibilidade de forma transversal. Além disso, temos a preocupação de compatibilizar as demandas da sociedade com as do evento", afirmou.
Entre os projetos que o Poder Público tem em andamento, Eliane citou a adequação de passeios públicos no entorno de parques e pontos turísticos, por exemplo; o treinamento do voluntariado para prestar informações e serviços relativos à acessibilidade; e o programa Roteiros Paulistas na Copa, com a indicação de pontos turísticos acessíveis.
Eliane destacou ainda que, do ponto de vista da mobilidade, as linhas do Metrô já são totalmente acessíveis e a perspectiva é de que os trens da CPTM também estejam nessa situação até 2014. Aspectos como requisitos arquitetônicos, de sinalização e segurança também foram apontados pela integrante do comitê.
"Temos que pensar a acessibilidade em todo esse conjunto", ela observou. Isso inclui, por exemplo, sinalização visual-tátil ou visual-sonora, disponibilização de informações em diversos idiomas e caracterização adequada dos pontos de auxílio e das pessoas que neles trabalharão.
Diagnóstico municipal
Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH/SP), Bruno Omori considerou que o tema acessibilidade já ganhou visibilidade. "Agora é hora de começarmos a realizar, a agir", ponderou.
Para isso, ele esquematizou um programa de ação em três etapas: primeiro, o mapeamento, com um diagnóstico de acessibilidade nas cidades; a produção de um guia de acessibilidade em aspectos como hospedagem e turismo, para distribuição; e a difusão das informações em publicações, newsletters da prefeitura, portais etc.
Omori destacou ainda a importância de conscientizar os empresários sobre a viabilidade financeira de tornar seus empreendimentos acessíveis e de contar com o apoio do Legislativo, através de emendas parlamentares, para dar andamento aos trabalhos em prol da acessibilidade.
Fremitur
Coordenador da Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur), o deputado João Caramez (PSDB) revelou preocupação com a magnitude do evento de abertura da Copa em São Paulo. "Precisamos pensar na acessibilidade para as pessoas que não vão comprar ingressos para os jogos, mas também querem ver a Copa", disse.
Na avaliação do secretário-adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio Pellegrini, "em São Paulo existe inclusão de fato, não apenas midiática". Ele disse estar hoje menos preocupado com o evento Copa na questão de acessibilidade, "porque o envolvimento das secretarias de fato aconteceu e aspectos de infraestrutura que demandavam investimentos" foram equacionados.
"Precisamos estabelecer parcerias entre os governos federal, estadual e municipal, senão fica difícil acontecer", resumiu Célia Leão.
A reunião contou ainda com a participação, entre outros, de David Farias Costa, também da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Roberto Belleza, da SPTuris, vinculada à prefeitura paulistana; e José Francisco Vidotto, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações