Comissão da Verdade recebe historiador americano


17/09/2013 19:13 | Da Redação

Compartilhar:


A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva realiza audiência pública na próxima sexta-feira, 20/9, às 10h, com Kenneth Serbin, historiador e escritor americano, autor do livro Diálogos na sombra - Bispos e Militares, Tortura e Justiça Social na Ditadura, que trata das relações entre bispos e militares, e será tema do seu depoimento.

Serbin estará no Brasil para participar do Congresso Mundial sobre Doença de Huntington e, gentilmente, organizou sua agenda de forma a contribuir com a Comissão Estadual da Verdade.

Também na sexta-feira, às 14h, a Comissão da Verdade Rubens Paiva e a Comissão Nacional da Verdade (CNV) realizarão audiência pública conjunta para apresentar o que foi apurado sobre a estrutura e o funcionamento da repressão política deflagrada durante a ditadura militar (1964-1985).

O terrorismo de Estado, construído como uma ampla rede de órgãos de peso das Forças Armadas, ministérios, universidades e, inclusive, de entidades privadas, fazia o controle da sociedade, detectava possíveis oposicionistas à ditadura para efetuar suas prisões, torturas e assassinatos. Nessa estrutura repressiva fica claro que não havia "porões da ditadura" que pudessem agir sem o conhecimento dos altos escalões da ditadura.

Toda a cadeia de comando, que ia do ditador até o escalão mais baixo, os torturadores, tinha conhecimento e participação efetiva nas prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos de militantes políticos. A repressão feita por entidades privadas era complementar a essa estrutura e recebiam o pomposo nome de "entidades privadas conveniadas".

alesp