Parlamentar vistoria obras de expansão do metrô


19/09/2013 09:28 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Morando e Alckmin no canteiro de obras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130023.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Orlando Morando (PSDB) vistoriou, junto com o governador Geraldo Alckmin, as obras do metrô. O Megatatuzão, máquina que vai cavar um dos túneis do novo trecho da linha 5-Lilás, começou a operar no dia 11/9. O equipamento inicia suas atividades no poço Bandeirantes, próximo ao local onde será instalada a estação Campo Belo. De lá, seguirá com destino à estação Chácara Klabin.

"A ampliação da linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o governo do Estado executa para a expansão do Metrô", explicou Morando.

"Hoje começou a operar o primeiro Shield, o primeiro Tatuzão. Começa aqui, praticamente na avenida dos Bandeirantes. Tem 10,5 metros de largura e vai fazer o túnel por onde vão passar os dois sentidos do metrô. Faz 15 metros por dia, fura a rocha, perfura, faz o túnel e ainda faz um anel de concreto", declarou Alckmin.

O equipamento perfurará 4.800 metros de túnel. Neste trecho, ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz (ligação com a linha 1-Azul) e Chácara Klabin (ligação com a linha 2-Verde).

Ao todo, estão sendo investidos R$ 29,9 bilhões. A linha terá mais de 11,5 quilômetros e 11 novas estações. O primeiro trecho deve ficar pronto em 2014, com a operação da estação Adolfo Pinheiro. Quando concluída, a linha deverá transportar mais de 780 mil pessoas por dia.

omorando@al.sp.gov.br

alesp