Instalada Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia SP 255
20/09/2013 19:00 | Da redação Fotos: Roberto Navarro











Aconteceu, nesta quinta-feira, 19/9, na Assembleia Legislativa, sob coordenação do deputado Carlos Neder (PT), ato de instalação da Frente Parlamentar pela duplicação da SP 255. Prefeitos, vereadores e lideranças políticas de 12 municípios - Itaí, Itaporanga, Pratânia, Avaré, Macatuba, Pirajú, Barra Bonita, Lençóis Paulista, Igaraçú do Tietê, Jaquarituba, Cubatão e Jaú - participaram do evento.
O deputado Jooji Hato (PMDB), 4º vice-presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que a Mesa Diretora se empenhará no sentido de acrescentar a verba necessária à duplicação no Orçamento do Estado. Observou que há uma sobrecarga nas rodovias, o que causa inúmeros acidentes, problema que precisa ser resolvido com urgência.
O deputado Antonio Salim Curiati (PP), eleito vice-coordenador da frente, externou a convicção de que com a implantação desta frente parlamentar, será possível, finalmente, concretizar a duplicação da rodovia. A necessidade de melhorar o acesso a importantes hospitais, como o Amaral Carvalho, de Jaú, realizado pela SP 255, foi enfatizado pelo deputado Dr. Ulysses (PV) que lembrou a importância da duplicação uma vez que, além de ser um importante acesso, tem sido alvo de diversos acidentes, muitos deles fatais. A deputada Rita Passos (PSD) também é membro da frente.
Segurança e escoamento da produção
Veidson Marcelo Gonçalves, representando 58 entidades que lutam pela duplicação da rodovia, leu um manifesto que já conta com mais de 100 mil assinaturas. Segundo ele, já são 40 as mortes ocorridas por falta de segurança na estrada. "A duplicação salvará vidas, numa região com mais de 250 mil habitantes", declarou. Descreveu o histórico de luta pela duplicação, que já se estende há anos.
Diversos prefeitos manifestaram-se em prol da duplicação, trazendo dados sobre o intenso movimento na rodovia, que já não tem mais a acessibilidade desejada. Destacaram o fato de se tratar de região agrícola que não consegue mais escoar com a dinâmica necessária sua produção.
Os representantes dos municípios ressaltaram, também, a existência de diversos trechos urbanos da rodovia, os quais têm representado cada vez mais, pelo excesso de tráfego, perigo à população. Vereadores dos diversos municípios falaram sobre a importância da obra para suas cidades e dos problemas decorrentes do excesso de movimento na rodovia.
Trâmites para a obra
Os representantes do DER Fernando Hiro e Marcelo Cury levaram dados sobre o planejamento para a duplicação e melhorias para a SP 255. Hito citou diversas obras já realizadas, em andamento e em planejamento, para a rodovia. Alegou que a duplicação requer projeto executivo pormenorizado que implica alto custo e demanda tempo, além da existência de outras dificuldades que tornam o processo mais moroso, como a necessidade de licença arqueológica, ambiental, de instalação, além de desapropriações. Explicou que será duplicado o trecho entre Jaú e Barra Bonita e que serão realizadas melhorias no trecho de Igaraçu do Sul a São Manuel, ambas as obras com o projeto em vias de contratação.
A Rodovia SP-255 começa no município de Ribeirão Preto e segue até a divisa com o Estado do Paraná, passando por Araraquara, Jaú, Barra Bonita, São Manuel, Avaré e Itaporanga. Ela cruza outras rodovias importantes do Estado, como Washington Luiz (SP-310), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Marechal Rondon (SP-300) e Castelo Branco (SP-280).
Carlos Neder anunciou que na próxima reunião da frente, no dia 3/10, na Assembleia, serão discutidos o regimento de funcionamento, a periodicidade das reuniões e outros encaminhamentos para a efetivação dos trabalhos da frente.
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