ILP oferece cursos abertos de interesse público


20/09/2013 18:37 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Yara Lopes

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista é um centro multidisciplinar de estudos, capacitação e políticas, de interesse público e social. Além de subsidiar os trabalhos parlamentares, o ILP dispõe cursos gratuitos abertos ao público. Atualmente, o Instituto oferece os cursos de Presidencialismo de Coalizão em Perspectiva Comparada; Planos Diretores e Cidades Sustentáveis; Crime e Sociedade: Um Diálogo na Perspectiva do Estado Democrático de Direito; Planejamento estratégico e organizações do setor público; e outros que agregam conhecimento. O ILP também ministra aulas para o público que deseja prestar grandes vestibulares no curso Literatura e Vestibulares: Livros da Fuvest e Unicamp.

Maria Eugênia, diretora-executiva do ILP, contou ao Diário da Assembleia que o curso Planos Diretores e Cidades Sustentáveis visa formar pessoas de qualquer área para participar dos processos respectivos aos projetos públicos. O instituto também oferece cursos de pós-graduação superior com diplomas aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Contou que já houve parcerias com a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

"Temos a participação do cidadão que tem apenas o ensino fundamental e do pós-graduado para debater diversos assuntos", disse Eugênia ao falar sobre a interação de alunos do instituto. A diretora também lembrou o curso Mulheres: Direitos e Políticas Públicas, que teve quase 400 inscrições.

Os cursos que mais atraem a população chamam a atenção de Eugênia: "Vamos pensar o que é importante, para que as pessoas possam sair com uma posição crítica sobre o assunto".

Novidades e projetos

O ILP está com uma nova interface no site da Assembleia de São Paulo, que ajudou o Instituto a divulgar melhor suas atividades.

Em breve, o ILP irá oferecer um seminário sobre os sete anos da Lei Maria da Penha, com a presença de estudiosos e autoridades públicas.

Os cursos são públicos e podem ser feitos não só pela população paulistana, como por pessoas de outras cidades, a exemplo dos estudantes de Direito da Unesp de Franca, que viajam às segundas e quartas para participarem do curso de Mediação de Conflitos. Projetos ousados circundam o Instituto, que tenta avançar rumo a outros municípios para espalhar ensino de qualidade a moradores distantes com dificuldades para se locomoverem até a Assembleia.

Auxiliar comissões da Casa também faz parte de futuros projetos do Instituto do Legislativo, que estuda dois importantes indicadores sociais: o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).

As inscrições para qualquer curso do Instituto do Legislativo Paulista são sempre feitas pela internet, no próprio portal, que pode ser acessado à esquerda da página inicial da Assembleia (www.al.sp.gov.br).



Cursos



"Presidencialismo de coalizão em perspectiva comparada"

Inscrição a partir de 30 de setembro de 2013

Data de Início: 31/10/2013

Sobre o curso: Será tratado o funcionamento do presidencialismo de coalizão existente no Brasil, comparando-o com outros países.



"Dialética da exclusão/inclusão social: perspectivas ético-políticas"

Inscrições abertas

Data de Início: 25/10/2013

Sobre o curso: Neste curso será discutido os conceitos de exclusão e inclusão social e a criação de preconceitos existentes na sociedade.



"Crime e Sociedade: um diálogo na perspectiva do Estado Democrático de Direito"

Inscrições abertas

Data de Início: 03/10/2013

Sobre o curso: O curso pretende analisar temas relacionados à Segurança Pública e ao sistema de Justiça dentro de estado democrático de direito.



"Literatura e Vestibulares: Livros da Fuvest e da Unicamp"

Inscrições abertas

Data de Início: 01/10/2013

Sobre o curso: Irá auxiliar os estudantes que irão prestar vestibular para a Fuvest e Unicamp, analisando as obras literárias exigidas por tais processos seletivos.

alesp