ILP oferece cursos abertos de interesse público
O Instituto do Legislativo Paulista é um centro multidisciplinar de estudos, capacitação e políticas, de interesse público e social. Além de subsidiar os trabalhos parlamentares, o ILP dispõe cursos gratuitos abertos ao público. Atualmente, o Instituto oferece os cursos de Presidencialismo de Coalizão em Perspectiva Comparada; Planos Diretores e Cidades Sustentáveis; Crime e Sociedade: Um Diálogo na Perspectiva do Estado Democrático de Direito; Planejamento estratégico e organizações do setor público; e outros que agregam conhecimento. O ILP também ministra aulas para o público que deseja prestar grandes vestibulares no curso Literatura e Vestibulares: Livros da Fuvest e Unicamp.
Maria Eugênia, diretora-executiva do ILP, contou ao Diário da Assembleia que o curso Planos Diretores e Cidades Sustentáveis visa formar pessoas de qualquer área para participar dos processos respectivos aos projetos públicos. O instituto também oferece cursos de pós-graduação superior com diplomas aprovados pelo Ministério da Educação (MEC). Contou que já houve parcerias com a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
"Temos a participação do cidadão que tem apenas o ensino fundamental e do pós-graduado para debater diversos assuntos", disse Eugênia ao falar sobre a interação de alunos do instituto. A diretora também lembrou o curso Mulheres: Direitos e Políticas Públicas, que teve quase 400 inscrições.
Os cursos que mais atraem a população chamam a atenção de Eugênia: "Vamos pensar o que é importante, para que as pessoas possam sair com uma posição crítica sobre o assunto".
Novidades e projetos
O ILP está com uma nova interface no site da Assembleia de São Paulo, que ajudou o Instituto a divulgar melhor suas atividades.
Em breve, o ILP irá oferecer um seminário sobre os sete anos da Lei Maria da Penha, com a presença de estudiosos e autoridades públicas.
Os cursos são públicos e podem ser feitos não só pela população paulistana, como por pessoas de outras cidades, a exemplo dos estudantes de Direito da Unesp de Franca, que viajam às segundas e quartas para participarem do curso de Mediação de Conflitos. Projetos ousados circundam o Instituto, que tenta avançar rumo a outros municípios para espalhar ensino de qualidade a moradores distantes com dificuldades para se locomoverem até a Assembleia.
Auxiliar comissões da Casa também faz parte de futuros projetos do Instituto do Legislativo, que estuda dois importantes indicadores sociais: o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).
As inscrições para qualquer curso do Instituto do Legislativo Paulista são sempre feitas pela internet, no próprio portal, que pode ser acessado à esquerda da página inicial da Assembleia (www.al.sp.gov.br).
Cursos
"Presidencialismo de coalizão em perspectiva comparada"
Inscrição a partir de 30 de setembro de 2013
Data de Início: 31/10/2013
Sobre o curso: Será tratado o funcionamento do presidencialismo de coalizão existente no Brasil, comparando-o com outros países.
"Dialética da exclusão/inclusão social: perspectivas ético-políticas"
Inscrições abertas
Data de Início: 25/10/2013
Sobre o curso: Neste curso será discutido os conceitos de exclusão e inclusão social e a criação de preconceitos existentes na sociedade.
"Crime e Sociedade: um diálogo na perspectiva do Estado Democrático de Direito"
Inscrições abertas
Data de Início: 03/10/2013
Sobre o curso: O curso pretende analisar temas relacionados à Segurança Pública e ao sistema de Justiça dentro de estado democrático de direito.
"Literatura e Vestibulares: Livros da Fuvest e da Unicamp"
Inscrições abertas
Data de Início: 01/10/2013
Sobre o curso: Irá auxiliar os estudantes que irão prestar vestibular para a Fuvest e Unicamp, analisando as obras literárias exigidas por tais processos seletivos.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações