Visita a residência com Aquecedor Solar Popular


25/09/2013 14:30 | Da assessoria da deputada Ana do Carmo

Compartilhar:

Alemão Duarte e Ana do Carmos checam chuveiro sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130199.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A instalação do aquecedor solar popular na residência do sorveteiro Antonio Bento Silva e da dona de casa Quitéria Maria da Silva, na região do Jardim Thelma, no bairro Grande Alvarenga em São Bernardo do Campo, trouxe benefício imediato à família do casal. Pais de cinco filhos, ambos deixaram de pagar a conta mensal de R$ 180 de energia elétrica, em média. Após entrar em funcionamento, o aquecedor gerou economia de 50% no bolso do casal.

"Caiu pela metade o que pagávamos no final do mês. Esse dinheiro que agora sobra ajuda a gente a pagar outras contas", disse Antonio Bento. O equipamento, desenvolvido pela ONG Sociedade do Sol, é ligado a uma caixa de água de 500 litros, conectada diretamente a um chuveiro da casa.

"É muito bom ver o projeto em andamento e ajudando as pessoas", elogiou a deputada Ana do Carmo (PT), durante visita à residência de Antonio e Quitéria, ao lado do vereador de Santo André, Alemão Duarte. O mandato da parlamentar é responsável pelo custeio do projeto, por meio de emenda parlamentar liberada pela secretaria estadual de Meio Ambiente. "Foi uma experiência muito boa de vir e ver de perto o equipamento. Essa redução de gastos da família é algo que contribuiu para a questão social de forma direta. Todos vão ter uma economia considerável", disse Alemão.

Ao todo, toda a instalação do aquecedor solar custa, em média, R$ 400, entre caixa de água e encanamento auxiliar. "Dentro de um ano já é possível cobrir o investimento feito com o aquecedor. Neste caso de Antonio Bento e da dona Quitéria, em menos tempo", afirmou Gustavo Cherubine, coordenador do projeto e membro da Sociedade do Sol.

anadocarmopt@al.sp.gov.br

alesp