Reunião sobre consórcio para aterro sanitário


30/09/2013 11:42 | Da assessoria do deputado Orlando Bolçone

Compartilhar:

Bolçone avalia mapa ao lado de prefeitos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130433.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Onze municípios da Região Noroeste formaram um consórcio para construir e explorar um aterro sanitário em sistema de compartilhamento. Orlando Bolçone (PSB) coordenou e orientou os prefeitos neste processo de integração. "É um assunto importante porque envolve a destinação final do lixo desses municípios e é,também, uma questão muito séria para o meio ambiente", disse o deputado.

O consórcio reúne as cidades de Paranapuã, Turmalina, Mira Estrela, Indiaporã, Mesópolis, Ouroeste, Pontalinda, Populina, Santa Albertina,Vitória Brasil e Dolcinópolis. A necessidade de construir e compartilhar um aterro sanitário foi despertada a partir da constatação de que Paranapuã, por exemplo, não tem mais onde jogar seu lixo. O município estava descartando o lixo na cidade de Mesópolis. O problema vem desde o começo do ano.

O prefeito de Paranapuã, Antonio Melhado Neto, pediu ajuda do deputado Bolçone para encontrar uma solução."É um problema que estava afetando nossas cidades e a população. A situação só estava se agravando. Recorremos ao Bolçone porque ele tem conhecimento administrativo, é um grande parceiro dos municípios e sempre está atento às questões ambientais, "afirmou o prefeito.

"Mantive inúmeros contatos com órgãos governamentais que tratam do assunto, em especial com a Cetesb. A conclusão foi que a única forma de resolver o problema seria criar uma associação para gerir o consórcio e, assim, servir aos demais municípios vizinhos que estão prestes a se verem com o mesmo problema de despejo do lixo", disse Bolçone.

orlandobolcone@al.sp.gov.br

alesp