Alternativa às desapropriações em São Sebastião


30/09/2013 17:49 | Da assessoria da deputada Telma de Souza

Compartilhar:

Telma de Souza em reunião com a direção da Transpetro, no Rio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2013/fg130442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião, no dia 26/9, com a direção nacional da Transpetro, no Rio de Janeiro, Telma de Souza (PT) articulou a possibilidade de a estatal ceder parte de suas áreas operacionais em São Sebastião, no Litoral Norte, para evitar a desapropriação de moradores de bairros da cidade, especialmente a Topolândia.

A medida evitaria a retirada de até 90% das famílias residentes em trecho do município onde o governo do Estado, por meio da Dersa, pretende construir o Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios. De acordo com o traçado projetado pelo Estado, seria necessário desapropriar aproximadamente 300 moradias. No entanto, para a redução deste impacto, a Transpetro aguarda que a Dersa apresente um novo traçado.

No Rio de Janeiro, Telma foi recebida pelo presidente da Transpetro, Sérgio Machado. A reunião contou, ainda, com a presença de autoridades que apoiam a revisão do traçado para impedir o deslocamento em massa da população do bairro, o maior e mais adensado de São Sebastião, bem como das comunidades de Jaraguá, São Francisco e Morro do Abrigo, e, ainda, Olaria, em Caraguatatuba.

"Para que a obra do governo do Estado não obrigue as famílias a deixar suas casas, a Transpetro se dispõe a avaliar alterações nas suas instalações operacionais, permitindo, assim, que o traçado passe pelas suas áreas", afirma a deputada.

telmadesouza@al.sp.gov.br

alesp