Semana da Saúde irá abordar conscientização e qualidade de vida
08/10/2013 19:40 | Da Redação: Gabriel Cabral Fotos: Yara Lopes





A Assembleia recebe no Hall Monumental, de 15 a 18/10, mais uma edição da Semana da Saúde, que integra o Programa Qualidade de Vida, organizado pela Divisão de Recursos Humanos (DRH-Alesp). A semana, que reúne ações para promoção da saúde, acontece uma vez ao ano. As atividades serão oferecidas aos funcionários, terceirizados e à população que estiver passando pela Casa nos dias do evento. Os atendimentos acontecerão de manhã e à tarde.
Sergio Duailibi, coordenador da Divisão de Saúde, contou ao Diário da Assembleia que o evento terá novidades, além das ações que já eram realizadas nas edições anteriores do encontro, como medida de peso e de perímetro abdominal, massa corpórea, coleta de sangue para medição de açúcar, triglicérides e colesterol. Falou de novidades, como o agendamento para consultas daqueles que tiverem alterações. Caso necessário, as pessoas também serão direcionadas ao programa necessário.
Cuidado com o sal
Nutricionistas estarão no encontro ensinando dietas para doenças crônicas e falarão sobre o consumo excessivo de sal, que gera alteração na pressão arterial, e ensinará temperos alternativos saudáveis e saborosos. Além de disponibilizar uma amostra de ervas aromáticas, também serão entregues pequenos lanches naturais para ensinar o que se pode trazer ao trabalho. Oftalmologistas também estarão fazendo exames preventivos de glaucoma e outras doenças que acompanham a diabetes. Duailibi ressaltou que a média de funcionários da Assembleia tem entre 45 e 55 anos e devem ter atenção.
Obesidade
Marisa Fernandes da Silva Spinardi, gestora da Divisão de Saúde, observou que os programas que surgem são, muitas vezes, observações que são realizadas durante o próprio evento, como a obesidade, que acordo com a doutora, abrange 40% dos funcionários que compareceram à Semana da Saúde 2012. Duailibi contou sobre o programa piloto que está dando certo e que é voltado aos voluntários que sofrem com a obesidade. Marisa falou das novidades sobre os lanches e as massagens que haverá no evento, organizados com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (Sindalesp), Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp) e da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Cooperalesp).
Mobiliário adequado
Na linha preventiva, a semana abordará o tema postura, simulando com o próprio público a melhor forma de se posicionar no ponto de trabalho, lembrou a doutora Maria Amélia Lins, doutura e coordenadora do Serviço de Medicina do Trabalho. Lins comparou os problemas que havia quando as ações de prevenção não aconteciam e do resultado que surgiu após as instruções adequadas. Lembrou que o uso de material não adequado para postura traz tensões musculares e outras dores.
Saúde bucal
A saúde bucal abordará halitose, contou o gestor da Saúde Bucal, doutor João Rikio Sakuda, que destacou o âmbito social que a halitose afeta. "Estatísticas mostram que 100% das pessoas terão em algum momento da vida problema com halitose." Sakuda contou que na semana terá exames para medir a halitose, que tem como principal característica o mau hálito que traz. Após descoberto o diagnóstico, Rikio disse que é necessário uma consulta detalhada para que seja trabalhado o tratamento, que, de acordo com o médico, é simples. Falou da ação que farão com a creche da Assembleia, com a aplicação de flúor na dentição dos pequenos cidadãos.
Quando questionado sobre os resultados que buscam, Duailibi destacou a qualidade de vida e Sakuda a prevenção. Marisa disse desejar levar até as pessoas a conscientização das doenças, dos problemas que os afetam e ações que cada um tomará. "Vamos dar os instrumentos para que a pessoa decida o que ela vai fazer. Isso não é promoção de saúde, é produção de saúde", finalizou Spinardi.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações