Aos 182 anos, PM é homenageada em sessão solene






Ao completar 182 anos, a Polícia Militar do Estado de São Paulo foi homenageada na Assembleia Legislativa com sessão solene proposta pelo deputado Edson Ferrarini (PTB) e realizada nesta segunda-feira, 2/12.
"Esta sessão solene é uma forma de o povo de São Paulo dizer muito obrigado à Polícia Militar por tudo que faz e fez em seus 182 anos de história, numa trajetória marcada por momentos intensos", afirmou Ferrarini. Ele se colocou ainda como defensor da corporação contra a imprensa "que tem como esporte predileto falar mal da PM".
O coronel Marco Aurélio Alves Pinto, secretário-chefe da Casa Militar paulista, leu um texto enviado pelo comandante geral da PM, coronel Benedito Roberto Meira, a quem ele representou na solenidade. "Aqueles que erguem faixas pedindo o fim da Polícia Militar não conhecem todos os fatos", afirmou Meira no documento. Segundo ele, o papel da PM será sempre o mesmo, tenha ela a denominação militar ou não.
No texto, Meira apresentou alguns números sobre a ação da Polícia Militar no Estado em 2013: foram 280 mil ações de resgate, 4 milhões de atendimentos sociais, 20 milhões de intervenções e mais de 50 milhões de ligações telefônicas atendidas pela Central de Emergência.
O comandante geral destacou ainda o papel legalista da corporação e assegurou que o modelo militar de policiamento é compatível com a democracia, em ações que cada vez mais dependem de aprovação pública. "Não existe liberdade sem vigilância", ele resumiu.
O deputado Major Olímpio (PDT) apontou a necessidade de que a PM tenha representatividade no Legislativo. O parlamentar também fez críticas à política salarial implementada pelo governo do Estado para a corporação, com projetos definidos por ele como "alternativos e malfeitos", que não compensam "o que se magoou a Polícia Militar e seus integrantes". "A PM de São Paulo é a que tem os piores salários no Brasil. Mas acredito que é uma fase, e vai passar."
Também participaram do evento o deputado Ramalho da Construção (PSDB) e o diretor de Ensino e Cultura da PM, coronel Omar Lima Leal.
Ao final da cerimônia, Ferrarini falou sobre o trabalho social que desenvolve na recuperação de usuários de drogas, e que teve origem quando ele se defrontou com o problema de um subordinado alcoólatra. Tratava-se do soldado (hoje sargento) Heraldo Serpa, que, recuperado, foi homenageado na sessão solene com um troféu para lembrar 43 anos sem ingerir bebidas alcoólicas. "Eu pude devolver um soldado para a PM", orgulhou-se Ferrarini.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações